«Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele» – Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo

“Ide, pois, aprender o que significa: Eu quero misericórdia e não sacrifícios” (Mt 9,13; cf. Os 6,6)
– Palavra de vida de janeiro – Papavra de vida para este mês de janeiro, proposta pelo Movimento dos Focolares
Veja como se pode vivê-la: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=5181&cod_002=5

Dia 03 de janeiro de 2013 – Quinta-feira do Tempo do Natal (3 de Janeiro)

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com a Juventude

Evangelho segundo S. João 1,29-34:

No dia seguinte ao seu primeiro testemunho, João Batista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
É aquele de quem eu disse: 'Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.'
Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim batizar com água.»
E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele.
E eu não o conhecia, mas quem me enviou a batizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e pousar sobre Ele, é o que batiza com o Espírito Santo'.
Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»

 

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Homilias sobre Isaías, nº 3, 1-2

«Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele»

Jesus é Aquele que «saiu do tronco de Jessé» segundo a carne, o «nascido da descendência de Davi segundo a carne», e também «estabelecido no Seu poder de Filho de Deus segundo o Espírito que santifica» (Is 11,1; Rom 1,3-4). Sim, Ele é «o ramo saído do tronco de Jessé», mas não é um ramo, Ele que é «o primogênito de toda a criação» (Col 1,15); Ele não é apenas um ramo, Ele que é Deus e «o Verbo [que] estava com Deus, e o Verbo [que] era Deus» (Jo 1,1), mas Aquele que nasceu segundo a carne é uma vara saída do tronco de Jessé, e um rebento que brotou das suas raízes. […] 

«Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e de entendimento» (Is.11,2). O Espírito de sabedoria não repousou sobre Moisés, o Espírito de sabedoria não repousou sobre Josué, o Espírito de sabedoria não repousou sobre nenhum dos profetas, nem sobre Isaías, nem sobre Jeremias. […] Ele veio sobre Moisés, mas depois desta visita do Espírito de sabedoria, Moisés perdeu a fé: «Ouvi, rebeldes» disse, «acaso faremos nós brotar água deste rochedo?» (Nm 20,10) Ele veio sobre todos os justos. Ele veio sobre Isaías, mas o que disse este último? «Sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros» (Is. 6,5). […] O Espírito pode muito bem vir sobre qualquer homem, mas não pode permanecer, porque todo o homem peca e não há nenhum justo sobre a terra que faça o bem sem nunca cair. «Ninguém está limpo de sujeira» (Jb 14,4). […] Se o Espírito veio sobre muitos, não repousou sobre nenhum deles. Diz a Escritura: «O Meu Espírito, diz o Senhor, não permanecerá indefinidamente no homem» (Gn 6,3). […] 

João Batista viu um homem, um só, sobre o qual o Espírito pousava, e era o sinal que Deus lhe havia dado: «Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é o Filho de Deus.»
 
Neste mês de janeiro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:

Geral: Para que neste "Ano da Fé" os cristãos possam se aprofundar no conhecimento do mistério de Cristo e testemunhar com alegria o dom da fé nele.
Missionária: Para que as comunidades cristãs do Oriente Médio, com freqüência discriminadas, recebam do Espírito Santo a força da fidelidade e a perseverança.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.