Hoje a Igreja celebra : Santa Cecília, virgem, mártir, séc. III ou IV – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=22&Mes=11&SantoID=496
Ver comentário embaixo,
Orígenes : «Venha o teu Reino» (Mt 6,10)
Livro de Daniel 7,13-14:
Contemplando sempre a visão noturna, vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um filho de homem. Avançou até ao Ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas as soberanias, a glória e a realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes de todas as línguas o serviram. O seu império é um império eterno que não passará jamais, e o seu reino nunca será destruído.»
Livro de Salmos 93
(92),1-2.5:O SENHOR é rei, vestido de majestade; revestido e cingido de poder está o SENHOR. Firmou o universo, que não vacilará.
O teu trono, SENHOR, está firme desde sempre; e tu existes desde a eternidade.
São dignos de fé os teus testemunhos, a tua casa está adornada de santidade por todo o sempre, ó SENHOR!
Livro do Apocalipse 1,5-8:
Convosco estejam a graça e a paz da parte de Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primeiro vencedor da morte e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama e nos purificou dos nossos pecados com o seu sangue, e fez de nós um reino, sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele seja dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém! Olhai: Ele vem no meio das nuvens! Todos os olhos o verão, até mesmo os que o trespassaram. Todas as nações da terra se lamentarão por causa dele. Sim. Amém! Eu sou o Alfa e o Ômega,
– diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o todo-Poderoso. Evangelho segundo S. João 18,33-37:Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?» Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é daqui.» Disse-lhe Pilatos: «Logo, tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por:
Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
A oração, 25; GCS 3, 356 (a partir da trad. do breviário)
O reino do pecado é inconciliável com o reino de Deus. Portanto se queremos que Deus reine sobre nós, «que o pecado não reine mais no vosso corpo mortal». Mas «crucifiquemos os nossos membros no que toca à prática de coisas da terra», demos frutos do Espírito. Assim, como num paraíso espiritual, o Senhor passeará em nós, reinando sozinho com o seu Cristo. Este será entronado em nós «à direita do Todo-Poderoso» que desejamos receber até que todos os seus inimigos presentes em nós «se tornem estrado para os seus pés» e seja expulso para longe «todo o principado, toda a dominação e poder».
Tudo isto pode acontecer em cada um de nós até que seja destruído «o último inimigo […]: a morte» e Cristo diga em nós: «Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?» Por isso, desde agora, que tudo o que é «corruptível» em nós se torne santo e «se revista de incorruptibilidade» e o que é «mortal» […] se «revista da imortalidade» do Pai. Assim, Deus reinará sobre nós e estaremos desde já na alegria do novo nascimento e da ressurreição.
(Referências bíblicas: Rom 6, 12; Col 3, 5; Gn 3, 8; Mt 26, 64; Sl 110, 1; 1Cor 15, 24.26.55.53)