Vaticano defende liberdade de mudar de religião

Mensagem aos hinduístas na festa do Deepavali

 O Vaticano convidou os hinduístas a se unirem aos cristãos na promoção da liberdade religiosa, que inclui a de mudar de religião, e no pedido aos dirigentes nacionais para considerarem a dimensão religiosa da pessoa humana.

Por ocasião do Deepavali 2011, que muitos hinduístas celebrarão neste 26 de outubro, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso enviou a mensagem Cristãos e hinduístas: unidos na promoção da liberdade religiosa.

O direito à liberdade religiosa “inclui a liberdade de cada pessoa de professar, praticar e propagar sua religião ou crença, em público ou em particular, e a séria obrigação das autoridades civis, indivíduos ou grupos, de respeitar a liberdade dos outros. Mais ainda: inclui a liberdade de mudar de religião”.
E exorta os hinduístas: “Unamo-nos na promoção da liberdade religiosa como responsabilidade compartilhada, pedindo aos líderes das nações que não ignorem a dimensão religiosa da pessoa humana”.

A festa do Deepavali, ou “fila de lâmpadas de azeite”, se baseia simbolicamente numa antiga mitologia e representa a vitória da verdade sobre a mentira, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte e do bem sobre o mal.

A celebração dura três dias e marca o início de um novo ano, a reconciliação familiar, especialmente entre irmãos e irmãs, e a adoração a Deus, conforme o Conselho Pontifício observa no comunicado com que difundiu a mensagem.

O texto, do cardeal Jean-Louis Tauran e de seu secretário, Dom Pier Luigi Celata, pede atenção “aos membros da família humana expostos a preconceitos, propaganda de ódio, discriminação e perseguição por causa da sua confissão religiosa”.

“A liberdade religiosa é a resposta aos conflitos por motivos religiosos em muitas partes do mundo”, indica a mensagem aos hinduístas. “E inclui necessariamente a imunidade da coação de qualquer indivíduo, grupo, comunidade ou instituição”.

Quando a liberdade religiosa é promovida, “ela permite mais entusiasmo na cooperação para a construção de uma ordem social mais justa e humana”.
A mensagem recorda, finalmente, que no dia seguinte ao Deepavali “muitos líderes religiosos de todo o mundo se unirão ao papa Bento XVI na Peregrinação a Assis, para renovar a promessa feita há 25 anos, sob o papado de João Paulo II, de criar canais religiosos de paz e de harmonia”.
“Estaremos unidos espiritualmente com eles, esperando que os fiéis sejam sempre uma bênção para o mundo inteiro”, conclui o texto, antes de desejar aos hinduístas uma gozosa celebração de Deepavali.
 

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de outubro de 2011 (ZENIT.org)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.