Apresentamos aqui o livreto-roteiro dos Grupos de Reflexão para este semestre de 2020. Em encontros bem elaborados, contempla o Evangelho de cada Domingo, até o Natal. Inclusive, apresenta a proposta de celebração de encerramento do ano e do mesmo Natal!
Neste semestre, a Diocese de Blumenau serviu-se do trabalho da Diocese vizinha, Joinville, que tem este setor da evangelização bastante desenvolvido.
Ainda tem sentido reunir-se em grupos de famílias para refletir, rezar e agir à luz da Palavra de Deus?
expressão que consta da capa fotografada, abaixo exposta, diz muito bem o sentido, até a urgência pastoral, de fazer acontecer esses encontros. Lá, lemos assim: “A Igreja nas casas”. Como a Palavra pode alegrar nossa casa, fortalecer o amor, mover os vizinhos, a rua, em vista de, ali, fazer crescer a semente do Reino de Deus. Trata-se de verdadeira descoberta do valor dos Grupos de Reflexão.
Vem de longe, do próprio jeito de Jesus evangelizar
Já nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos se reuniam nas casas, pois os templos começaram a ser construídos por volta dos séculos II, IV da esta cristã. Além disso, se observarmos a pregação de Jesus, vamos ver como ele se utilizou das casas para anunciar sua mensagem de salvação!
Mas em tempos de pandemia, como isso pode funcionar?
Não se pense em grupos grandes reunidos. Pequenos grupos, sementes de mostarda, sonhemos assim! Sementes muito pequenas que, plantadas, cultivadas, torna-se árvores, onde os passarinhos vem se abrigar; onde os seres humanos podem descansar à sua sombra. E poucas pessoas, seguindo responsavelmente as normas sanitárias vigentes de saúde, podem muito bem proteger-se e até ajudarem-se a se proteger.
E o livro com os roteiros, onde se pode encontrar?
O exemplar de que me servi para expor aqui a respectiva imagem, eu o adquiri na secretaria da Paróquia Imaculada Conceição, Rio dos Cedros. Faça você, irmão, irmã, a mesma coisa. Dirija-se à sua paróquia e procure lá este valioso instrumento de vivência e prática cristãs/católicas. E sinta-se enviado a edificar a Igreja de Jesus, a Igreja nas casas começando pela sua!
A propósito, o livreto tem sugestiva, encorajadora, apresentação do bispo de Joinville, Dom Francisco, e, vale dizer, é super-recomendado pelo nosso bispo, Dom Rafael.
Pe. Raul Kestring