Valores não negociáveis – Artigo de Dom José publicado no Jornal de Santa Catarina, hoje, 03

Com o tema Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, entre 1º e 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, em 8 de outubro. Esse Dia do Nascituro é uma homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive no ventre materno. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os momentos.

Neste tempo de eleições se faz necessário interpelar os candidatos a respeito desses direitos e exigir que estabeleçam uma posição política firme sobre valores que, como dizia o Papa Bento XVI, “não são negociáveis”. Por exemplo, o respeito pela vida humana desde a concepção até a morte natural; pela família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; pela liberdade de educação dos filhos e pela promoção do bem comum, em todas as suas formas.

Muitas vezes esses valores, ainda que fundamentais, são relegados a segundo plano por quem visa a estabelecer alianças políticas utilitaristas, deseja atender a falsos ditames do chamado “politicamente correto” ou, ainda, alega que a defesa contrária a esses valores “faz parte da ideologia do meu partido”.

Nesse particular período histórico, precisamos de políticos que levantem a bandeira em favor da “pessoa humana”, da sua dignidade, de seu valor, de seu bem-estar; precisamos de legisladores cientes da grave responsabilidade social que será posta em seus ombros, quando forem chamados a decidir em favor da vida ou da morte.

Finalmente, a sociedade hoje precisa de pessoas iluminadas por ideais e valores que brotam da caridade, da solidariedade e fraternidade, que sejam coerentes com a fé que professam e continuamente interpelados pela sua consciência retamente formada.

 

DOM JOSÉ NEGRI, PIME|Bispo Diocesano de Blumenau
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.