Uma pequena “JMJ” na cidade de Alepo, na Síria

Uma pequena JMJ, na cidade mártir de Aleppo na Síria
04/08/2013 | Agência Fides
 
No dia em que o Papa Francisco celebrava no Rio de Janeiro a missa conclusiva da JMJ, os jovens cristãos da cidade-mártir de Aleppo se reuniram para viver um dia de oração e convivência, em comunhão de espírito com três milhões de coetâneaos reunidos na praia de Copacabana. Queriam custodiar juntos a esperança, apesar do sofrimento e da fadiga que marcam sua condição cotidiana.

Domingo, 28 de julho, 850 jovens cristãos pertencentes a todas as comunidades cristãs da metrópole síria se encontraram no Centro da juventude George e Matilde Salem, animado pelos padres salesianos no bairro de al-Sabeel, onde vivenciaram um dia de reflexão, oração, debates e lazer. Quatro bispos católicos participaram do dia, celebrando missas e dividindo vários momentos de reflexão e oração. A convivência se encerrou com a consagração dos jovens da Síria ao Imaculado Coração de Maria.

O Bispo armênio-católico Boutros Marayati descreve com emoção à Agência Fides a experiência compartilhada com os jovens de Aleppo: "Estou maravilhado ao ver tantos jovens sem medo, em uma cidade desfigurada pela guerra. Todos testemunhavam uma paz interior que certamente é um dom do Senhor. Em muitos, a longa crise e o sofrimento vivenciado de perto, por tanto tempo, suscitaram um olhar lúcido e profundo para as coisas que podem salvar e redimir a vida, em qualquer condição.

Reforçou-se a percepção do carinho de Jesus por cada um, e muitos começam a pensar em consagrar-se ao Senhor na oração e no serviço aos irmãos. Fizemos tesouro das Palavras que o Papa Francisco disse, já nos primeiros dias da JMJ, com seu chamado a não deixarem que lhes roubem a esperança. Estas palavras iluminaram toda a nossa jornada".

A descrição do Bispo armênio católico se detém no milagre da paz interior que ele observa nos jovens cristãos de Aleppo: "Tentaram contatar, por Skype, os jovens presentes no Rio", conta à Fides Dom Marayati, "mas a conexão Internet não funcionava. O clima era tranquilo, os jovens não pareciam angustiados por sentir-se assediados ou por temer o futuro por serem cristãos. Não obstante o alto número de jovens presentes no encontro, não houve medidas de proteção e nenhuma forma de autodefesa organizada. Graças a Deus, tudo correu bem".

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.