Um Ano Dedicado aos Sacerdotes

O Papa Bento XVI anunciou que no próximo dia 19 de junho de 2009 terá início o Ano sacerdotal, cujo lema será Fidelidade de Cristo e fidelidade do sacerdote. No discurso da promulgação do Ano, o Santo Padre proferiu as seguintes palavras: Deus é a única riqueza que, de modo definitivo, os homens desejam encontrar num sacerdote. Não somente um portador de uma sabedoria refinada, nem unicamente um instrumento de propagação de uma doutrina ou um realizador de obras sociais e nem apenas a companhia de um ser humano; o que de verdade as pessoas procuram no padre é Deus!

Esse forte apelo do Santo Padre parece ser reflexo do anseio que está presente na alma e no coração dos fieis que hoje procuram um sacerdote; o Papa vem recordar a todos nós que estamos procurando Deus. Esse Ano Sacerdotal traz à memória o nome de um sacerdote, o Cura d´Ars, que não media esforços e energias em benefício do povo que lhe havia sido confiado. Ele chegava a passar quinze horas diárias no confessionário, consciente de que as pessoas pediam a ele, humilde padre que nasceu e cresceu na roça, o sinal de uma outra misericórdia.

O que o Papa traduziu em palavras claras para os seus sacerdotes parece uma resposta a um pedido do nosso povo, que vive no meio de uma sociedade secularizada e marcada por sinais claros da ausência de Deus em seu meio: Mostrem para nós o rosto misericordioso do Pai, tragam para nós a presença de Deus como Pai que sabe iluminar aquelas sombras mais obscuras da vida, da dor, do sofrimento. Desde a época dos apóstolos, os homens e as mulheres precisam de outros homens, para ajudá-los a ter fé.

O Papa alerta que sem o sacerdócio ministerial, não haveria a Eucaristia, muito menos a missão e a própria Igreja. Sem sacerdotes não haveria a Igreja, sem eles não se poderia consagrar o que se torna Corpo e o Sangue de Cristo; somente eles podem dizer eu te absolvo, em que o perdão por eles concedido se torna o perdão do próprio Cristo. Dirigindo essas palavras a nós, parece que o Santo Padre quer lembrar a todos os padres o sentido da escolha que fizeram, quer lhes mostrar a identidade do sacerdote e lhes dizer que milhões de pessoas gostariam de encontrar Deus no seu rosto de homem.

O Santo Cura d´Ars, que durante este ano será proclamado patrono dos sacerdotes, havia sido enviado a um povoado onde, conforme tem afirmado o Bispo daquela Diocese, pensava-se bem pouco em Deus. Em pouco tempo, aquele povoado de 230 almas foi invadido por milhares de peregrinos que vinham de longe para confessar com o santo sacerdote e escutar seus sermões. Durante a missa ele costumava falar ao povo, olhando para o sacrário: Ele está aqui. Dizia essas palavras com tal convicção que seus ouvintes acreditavam e não lhe pediam outra coisa, pois essa era a única riqueza que procuravam naquele humilde padre.

Este ano deverá servir para favorecer a conquista da perfeição espiritual dos sacerdotes, da qual depende sobremaneira a eficácia do seu ministério. Deverá também motivar o povo de Deus a unir-se em oração, para que o Dono da messe envie operários à sua messe.[Lc 10,2]

Dom José Negri, PIME

Bispo Diocesano de Blumenau

(Este texto foi publicado no Jornal de Santa Catarina, Edição do dia 19 de Junho de 2009)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.