Testemunhar Jesus com coerência – Papa Francisco durante a alocução do Ângelus

26 de dezembro, Dia de Santo Estevão, Angelus do Papa Francisco na Praça de S. Pedro:

RV364_Articolo“…hoje a liturgia recorda o testemunho de Santo Estevão. Escolhido pelos Apóstolos juntamente com outros seis, para a diaconia da caridade na comunidade de Jerusalém, ele transforma-se no primeiro mártir da Igreja. Com o seu martírio, Estevão honra a vinda ao mundo do Rei dos reis, oferecendo-lhe o dom da sua própria vida. E, assim, mostra-nos como viver em plenitude o mistério do Natal.”

O Evangelho do dia retirado da narrativa de S. Mateus recorda uma parte do discurso de Jesus aos seus discípulos no momento em que os envia em missão. O Santo Padre citou-o no Angelus: “Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem tiver perseverado até ao fim será salvo”.

Estas palavras – continuou o Santo Padre – “não perturbam a celebração do Natal mas retiram-lhe aquele falso revestimento adocicado que não lhe pertence”. E apontou o caminho do cristão – declarou o Papa Francisco.

“… para acolher verdadeiramente Jesus na nossa existência e prolongar a alegria da Noite Santa, o caminho é aquele indicado por este Evangelho, ou seja, dar testemunho de Jesus na humildade, no serviço silencioso, sem medo de andar contra a corrente e de pagar pessoalmente”.

O Papa Francisco pediu especialmente a graça da coerência.

Neste nomento da sua mensagem antes da oração do Angelus o Santo Padre lançou uma intenção especial:

“Hoje rezamos em modo particular por quantos são discriminados pelo testemunho dado a Cristo. Gostaria de dizer a cada um deles: se levais esta cruz com amor, entrareis no mistério do Natal, sereis no coração de Cristo e da Igreja.”

“Rezemos ainda para que graças também ao sacrifício destes mártires de hoje, se reforce em todo o mundo o empenho para reconhecer e assegurar concretamente a liberdade religiosa, que é um direito inalienável de cada pessoa humana.”

Após a oração do Angelus o Papa Francisco renovou os seus votos de paz para as famílias, comunidades paroquiais e religiosas, para os movimentos e associações. Aproveito ainda a ocasião para agradecer as tantas mensagens de boas festas que lhe foram enviadas de todo o mundo.

O Santo Padre a todos desejou uma boa festa e um bom almoço e recordou que devem testemunhar Jesus com coerência, pois não devem ser cristãos com comportamento pagão.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.