Na manhã de sábado, 17 de junho de 2023, virtualmente, reuniu-se o Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese de Blumenau. Presidida por Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano, e coordenada pelo Pe. Carlos Ronaldo Evangelista da Silva, coordenador da Ação Pastoral na mesma Diocese, em método de leitura orante, meditou-se sobre o evangelho do dia que comtemplava a perda e o encontro de Jesus no Templo, próprio da memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria. A caminhada da sagrada família, incentivo ao processo sinodal que vivenciamos; o diálogo com os doutores da Lei, incentivando, igualmente, a nossa pedagógica atitude de diálogo com todos e, após o jubiloso encontro de Jesus, a volta a Nazaré, ao cotidiano – luminosas motivações para a mesma reunião, quiçá para todo o nosso apostolado. Ainda, a dezena do Rosário pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, não foi esquecida e, sim, valorizada.
Um primeiro assunto foi o processo evangelizador no que tange ao revigoramento dos Conselhos Pastorais nos diversos âmbitos da nossa Igreja Particular e seus respectivos encaminhamentos nas Comarcas e Paróquias.
O processo catequético da Iniciação à Vida Cristã ganhou também destacado espaço, até como perspectiva de constar do novo Plano de Pastoral Diocesano. É que se sente a necessidade de avançar nesse sentido, sobretudo superando desafios e objetivando sua transversalização com todas as frentes evangelizadoras.
A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, agendada para 16 de julho próximo mereceu a elaboração da sua pauta. Não é demais dizer que é o primeiro Conselho da Diocese a fazer valer seus objetivos e dinamização.
Com a bênção e o envio do nosso bispo, a reunião foi encerrada.