Ser cristão é levar o amor misericordioso de Deus para todas as pessoas
Mês de agosto, o mês das vocações dentro do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Ano em que somos convidados e motivados a rezar pelas vocações. Orar para que o Senhor envie à sua Igreja, operários. Enviai Senhor a vossa Igreja: operários leigos, consagrados, ordenados e missionários.
A vocação fundamental a todos os batizados é ser cristão. Ser cristão é experimentar da misericórdia de Deus, que nos ama, nos quer para Ele, nos chama ao seu convívio. Cada cristão é chamado a uma vocação específica e de maneira específica viver esta misericórdia. As vocações específicas são: leiga, consagrada, ordenada e missionária.
A vocação leiga é primeira vocação e mais comum na Igreja. É o convite que o Senhor faz a homens e mulheres para viverem o Evangelho no meio do mundo, seja como casados, solteiros ou de forma consagrada. No matrimônio o rosto misericordioso do Pai se revela nas relações familiares. O perdão, o desejo de recomeçar juntos, a força que levanta um familiar caído, a bondade expressa nos gestos são meios de fazer a misericórdia de Deus na realidade das famílias. Os solteiros, que vivem como discípulos do Mestre na sociedade, alguns se empenhando em trabalhos pastorais, outros sendo presença de fé na sociedade, revelam a misericórdia de Deus pelo seu agir, sua atenção com as necessidades locais, seu serviço por vezes silencioso e discreto. Também os leigos consagrados demonstram que é possível estar vivendo em sociedade e ser de Deus.
A vocação à vida consagrada é um estado de vida reconhecido pela Igreja, caracterizado pela prática dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. Vivem em comunidade e desta forma com seu carisma próprio manifestam as várias faces do rosto misericordioso do Pai. Muitas comunidades de vida consagrada tem em sua regra de vida o atendimento de uma ou mais das obras de misericórdia corporais ou espirituais.
A vocação a vida ordenada é um convite muito próprio a revelar ao mundo a face misericordiosa do Pai. Diáconos que o fazem no atendimento aos necessitados, pelo trabalho social e cuidado com os menos favorecidos. Padres e Bispos que por seu grau de ordenação são dispensadores do Sacramento da Misericórdia. Pela confissão aconselham, perdoam e convidam a conversão, fazendo com que muitos irmãos e irmãs possam retomar o caminho do Senhor.
A vocação missionária: neste ano, de forma muito especial, somos convocados a sermos missionários e a levar para todos os países, cidades, para nossas casas, para o nosso coração o amor misericordioso de Deus que transforma vidas. Transformando nossa vida, podemos construir um mundo de amor, ao qual a misericórdia de Deus entregou seu Filho para a salvação.
Que o Senhor envie operários misericordiosos. Que possamos nós, sermos estes enviados. Respondamos, pois, com generosidade ao convite do Pai, que nos chama a ser e levar o seu rosto misericordioso ao mundo.
José Hermínio de Sant’Anna, seminarista