«Serás pescador de homens.» – São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo

Palavra de vida deste mês de setembro: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para a glória de Deus” (Rm 15,7) – Veja o comentário: http://migre.me/loAUZ

Dia 04 de setembro de 2014 – Quinta-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com as Lideranças

Evangelho segundo S. Lucas 5,1-11:

Naquele tempo, encontrando-se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a multidão para escutar a palavra de Deus,
Jesus viu dois barcos que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as redes.
Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-se, dali se pôs a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e lançai as redes para a pesca.»
Simão respondeu: «Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.»
Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam se rompendo,
e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando.
Ao ver isto, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.»
Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera
a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; serás pescador de homens.»
E, depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus.

 

Comentário do dia
 São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo
Sermão 39, atrib.

«Serás pescador de homens.»

Quando o Senhor, sentado na barca, diz a Pedro :  «Faz-te ao largo; e lançai as redes para a pesca», não está propriamente aconselhando-o a lançar os instrumentos de pesca,  mas a difundir no fundo dos corações as palavras da pregação. São Paulo penetrou neste abismo dos corações, lançando nele a Palavra: «Oh, que profundidade de riqueza, de sabedoria e de ciência é a de Deus!» (Rm 11,33). […] Tal como a rede traz para a barca os peixes que apanhou, assim também a fé conduz ao seu seio, ao repouso, os homens que reuniu.

 Para dar a entender, uma vez mais, que o Senhor falava da pesca espiritual, Pedro diz-Lhe: «Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» […] O Verbo, a Palavra de Deus, é o Senhor, nosso Salvador. […] Lançando as redes de acordo com o Verbo, Pedro difunde a sua eloquência segundo Cristo, lançando as redes segundo as prescrições do seu Mestre: em nome do Senhor, lança palavras claras e eficazes, que permitem salvar, já não criaturas irracionais, mas os homens.

«Trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos.» Sim, Pedro tinha trabalhado toda a noite […]; quando brilhou a luz do Senhor, as trevas dissiparam-se e a fé permitiu-lhe distinguir, no fundo das águas, aquilo que os seus olhos não eram capazes de ver. Com efeito, Pedro sofreu por causa da noite, até que a luz de Cristo veio em seu auxílio; é por isso que o apóstolo Paulo afirma: «A noite vai adiantada e o dia está próximo» (Rm 13,12).

Neste mês de setembro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:

Universal – Portadores de deficiência mental
Para que os portadores de deficiência mental recebam o amor e a ajuda que necessitam para levar uma vida digna.

Pela Evangelização – Serviço aos pobres
Para que os cristãos, inspirados pela Palavra de Deus, se comprometam com o serviço aos pobres e aos que sofrem.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.