A Diocese de Blumenau e a Paróquia Santa Cruz, Blumenau, convidam sua família, a comunidade em geral, principalmente os jovens, para participarem da santa missa das 19h deste Domingo, 09, na citada Paróquia, na qual quatro seminaristas, estudantes de Teologia da nossa Diocese, receberão de Dom José, a admissão às "Ordens Sacras" e o também seminarista Alexandro Borges receberá o Ministério de Leitor.
Esta ocasião constitui-se em especialíssimo momento vocacional da nossa Igreja, que celebramos com imenso sentimento de ação de graças a Deus, o "Senhor da messe" enviando-nos mais operários".
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Através da admissão às ORDENS SACRAS o candidato se coloca publicamente com o propósito de se consagrar ao serviço do Reino de Deus. A partir deste dia ele deve cultivar mais intensamente a sua vocação à vida sacerdotal.
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O QUE É O MINISTÉRIO DE LEITOR?
“Coloque-se na porta do templo e diga a todos: Escutem a palavra de Deus, vocês todos de Juba, que entram por esta porta, a fim de adorar o Senhor”… endireitem seus caminhos e sua maneira de agir e eu morarei com vocês neste lugar (Cf. Jr 7,2).
Ministério significa: serviço e na liturgia – “ação em favor de alguém”. Assim, ao refletir sobre a missão do ministério dos leitores na liturgia, cabe iniciar com esta observação essencial: Ministério do leitor é Serviço em favor de toda a assembléia que celebra o Senhor na liturgia
Este servir se reveste de três dimensões essenciais que devem ser levadas em conta no momento de se efetuar esse ministério:
1-Servir ao Senhor como seu porta voz – MISSÃO PROFÉTICA que se inspira na ação e testemunho do profeta da sagrada escritura que se tornam por vocação e iniciativa divina, Arautos para o povo, as autoridades e as nações. Esta missão exige de seu ministro a condição de porta voz: fidelidade ao Senhor que fala, fidelidade à palavra que anuncia, fidelidade ao se colocar como instrumento do Senhor para que Deus possa falar através de seu instrumento, “o ministro”, a todo povo.
2- Servir ao povo de Deus – MISSÃO DE DIACONIA – serviço que pelo anuncio e proclamação da palavra, permite que o Senhor se faça ouvir pelo povo e que suas palavras possam ser semeadas na mente e no coração da assembléia reunida e produzir frutos de vida nova. Esta missão exige que o ministro possa transmitir com clareza e alegria toda a profundidade dessa palavra divina que transmite e permite que todo o povo sem exceção possa ser o destinatário dessa palavra que chegue a todos os ouvidos e possa ser uma palavra que é acolhida e entendida em sua fidelidade e escritura.
3- Servir à Igreja– MISSÃO DE KOINONIA – comunhão, que reúne a assembléia em comunidade orante, tendo como foco central a palavra de Deus e unindo todos num só Espírito que reúne, consagra, unge e orienta a todo povo. Missão que exige a espiritualidade necessária para que o Espírito do Senhor possa agir no coração de todos para receber esta palavra, fazer dela uma lição de vida e promova a adesão batismal dessa palavra na fé e na vida de cada um dos ouvintes.
Liturgia da palavra ação litúrgica
Onde o próprio Cristo se faz presente como o Verbo de Deus que se faz palavra viva no meio de nós;
**Onde a assembléia reunida se faz igreja tendo como centro a palavra de Deus para sua fé e vida cristã;
**Onde a presença do Cristo ressuscitado e do Espírito realizam o mistério pascal de Cristo e o envio de todo povo consagrado para a missão. “ Ide pelo mundo e fazei discípulos meus a todos os povos, ensinando-os a observar tudo o que vos mandei”.
**Onde o serviço se torna missão e a presença do leitor seja uma resposta a um chamado de Deus para realizar uma liturgia de Deus em favor de seu povo;
**Onde todos tem a mesma oportunidade de acolher a palavra e compreender o que Deus anuncia pelo cuidado e zelo deste ministério.
Assim, é preciso que os leitores sejam capacitados, dignos em seu testemunho de vida cristã, espiritualidade e fé e que amem a palavra de Deus, a busquem como direção e guia e tenham por ela um amor profundo e constante em todos os momentos de sua vida.
OS DEZ MANDAMENTOS DO LEITOR NA LITURGIA
1. Conhecer a palavra com antecedência – O leitor deve ler e conhecer o texto a ser proclamado bem antes de realizar, o que supõe que a equipe de liturgia faça a preparação e a escolha de cada leitor com antecedência da liturgia
2. Refletir e meditar a palavra – Ao conhecer a palavra a ser proclamada, esta deve se tornar “ alimento” a ser saboreado com calma e profunda espiritualidade pelo leitor, palavra que penetra em seu coração e traz a novidade de Deus – alimento da fé que inspira o leitor a compartilhar desta experiência com todo o povo reunido na liturgia.
3. Escutar a palavra – fazer-se “ouvinte atento” da palavra que deve ser acolhida pela mente e pelo coração. Sentir que Deus “fala“ e que esta palavra faz diferença para toda a vida daquele que a ouve com atenção. Palavra que não é humana, mas divina e que deve chegar ao mais profundo do ser para ser semente de boa nova
4. Palavra-anúncio – que deve ser acolhida e aprofundada na assembléia – tempo de reflexão pessoal de cada um que está presente à liturgia – palavra proclamada com clareza, calma e entusiasmo de quem anuncia uma mensagem de salvação para todos:
5. Palavra solene – anuncio que supõe seriedade e solenidade, que exige uma proclamação – não ser confundida com palavra emocional, teatral ou leitura de um texto – o leitor deve sentir o momento que está realizando e a dimensão que este acontecimento exige em benefício de todos
6. Respeito e veneração da palavra – gestos visíveis de vênia e de respeito para com a palavra que devem ser vistos por todos e que possam ter significado de profunda consideração por algo sagrado que se celebra
7. Resposta a uma vocação – ministério que não pode ser confundido com “ oportunidade” para alguém fazer uma leitura – mas que compreende condições mínimas e adequadas para ser exercida. Chamado de Deus a ser seu arauto é chamado à missão de serviço e de disponibilidade, de testemunho, fé e vivência dessa mesma palavra na vida do leitor:
8.Ter caráter de serviço – Não ser confundido com “status”, cargo ou função, mas abranger a dimensão de ministério litúrgico e de instrumento a serviço do Senhor, do povo de Deus e da igreja
9. Ter testemunho de vida – levar o leitor a um testemunho pessoal de vida cristã, em todas as circunstâncias de sua via, realizando em si mesmo aquilo que anuncia por meio de palavras, coerência e esforço pessoal de interação entre fé e vida
10. Instrumento de comunhão – Ser parte de um todo, onde cada membro que serve ao Senhor seja instrumento de comunhão na liturgia, na comunidade, nos diversos ministérios e carismas e no meio do povo. Membro do corpo místico de Cristo que realiza o amor – comunhão e misericórdia e que se torna eixo de ligação entre todos