No dia 04 de maio de 2016, às 19h30, pastores, padres, dom Rafael Biernaski, bispo de Blumenau, a Comunidade Paroquial Santa Terezinha (bairro Escola Agrícola, Blumenau) e membros de Igrejas-irmãs reuniram-se na Igreja Matriz Santa Terezinha e celebraram o culto ecumênico de abertura da Semana de Oração pela unidade cristã (SOUC) 2016. Inicia-se a Semana no dia 8 de maio, estendendo-se até o seguinte dia 15, solenidade de Pentecostes.
Abre-se, assim, oficialmente, esse tempo antes do início dos oito dias de oração conjunta pela unidade, com o propósito de reservar a Semana para celebrações nas comunidades da região.
Sob o tema “Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor” (1Pe 2.9), celebrantes e comunidade reunida vivenciaram a fraternidade cristã que o sacramento do Batismo fundamenta para formar um só povo guiado pelo mesmo Senhor. Essa perspectiva de caminhada ecumênica foi proposta das Igrejas Católica Apostólica Romana, Luterana, Ortodoxa e Batista da Letonia. Este país, na metade do século XX, sofreu grande perseguição religiosa por parte dos czares russos que queriam impor a religião oficial do estado. O resultado foi uma enorme migração de pessoas de diversas crenças, por isso perseguidas: católicos, luteranos, muçulmanos, judeus.
Hoje, naquele país, a realidade é diferente. Oportuniza-se a convivência respeitosa e pacífica entre as religiões e culturas diferentes. Tanto que, lá, se produziu o material motivador da Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano de 2016.
No roteiro da celebração na Escola Agrícola, Pastor Alan Sharle Schultz fez a homilia. Valorizou a iniciativa da celebração conjunta entre as diversas Igrejas como testemunho da busca da reconciliação recomendada pelo Senhor. Convidou a renovar nossa mesma fé no Deus triúno que, através de seus fiéis, realiza suas maravilhas de vida, paz e fraternidade, mesmo em contextos desafiadores, como este, de divisões políticas e corrupção, ora nos atingindo em nosso país.
Encerrou-se a celebração com a bênção e o envio, proferidos pelos concelebrantes, e o convite a estar juntos novamente, na próxima quarta-feira, 11 , às 19h30, na igreja Martin Luther, bairro Itoupava Seca, Blumenau, para outro culto ecumênico celebrativo da Semana de Oração.
Texto: Pe. Raul Kestring