Sem o impulso da catequese não há como formar os discípulos missionários de que o mundo necessita, afirma presidente da CNBB

 

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou, nesta terça-feira, 6, durante a abertura da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), que catequese precisa estar em toda a ação evangelizadora da Igreja. “Sem o impulso da catequese em todas as instâncias da ação evangelizadora, não há como formar os discípulos missionários de que o mundo necessita”, disse o arcebispo.

A SBC teve início hoje, em Itaici (SP), e prossegue até domingo, 11. São 480 pessoas, em sua maioria, catequistas vindas de todo o país, que discutem o processo de formação dos católicos através do tema “iniciação à vida cristã”.

Segundo o presidente da CNBB, a Igreja precisa implementar uma catequese de inspiração catecumental. “Temos consciência dos desafios e das dificuldades em implantar na catequese um novo modelo de iniciação, mas acreditamos que seja este o modo mais eficaz para responder aos desafios atuais”, disse.

Dom Geraldo lembrou, ainda, que os cristãos são desafiados a viver um modo de ser Igreja “que tenha a Palavra de Deus como fonte, a oração comum como alimento e a vida em plenitude como meta da missão”.

O presidente da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, responsável pela Semana Brasileira de Catequese, dom Eugênio Rixen, fez uma memória histórica da catequese no Brasil e destacou a catequese como missão da Igreja “que não pode viver sem catequese nem liturgia”.

Dom Eugênio disse, ainda, que a catequese deve ser “com adulto, familiar e permanente”.
Já o bispo de Rondonópolis (MT), membro do Departamento Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Juventino Kestering, ressaltou que o trabalho da catequese da Igreja no Brasil é uma referência para a America Latina e Caribe.

“O Celam tem muito interesse pela catequese do Brasil, pelas publicações e curso. Este trabalho é muito visto e admirado pelas Conferências Episcopais da América Latina”, observou.

Celebração
Um clima extremamente orante e alegre marcou a celebração presidida por dom Geraldo, antes da abertura oficial da SBC. O círio pascal, a água, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os símbolos, acompanhados de refrões meditativos, levaram os catequistas à reflexão e à oração.

O texto bíblico lido é o que empresta a frase do lema desta Semana, tirado de São Lucas “Nosso coração arde quando ele fala, explica as escrituras e parte o pão”. Uma cruz foi entregue a todos os participantes, ao final da celebração, indicando a missão de todos os batizados.

 
Fotos: Pe. Altevir,CSSp
Site cnbb, 06/10/2009
 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.