Dia 08 de Maio de 2020
Sexta-feira da 4ª. semana da Páscoa
Côr: branco
Evangelho segundo São João 14,1-6:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim.
Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar?
Quando eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.
Para onde Eu vou, conheceis o caminho».
Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?»
Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».
Comentário do dia
São Teodoro Estudita (759-826)
monge de Constantinopla
Catequese 11
Segui o caminho do Céu!
Dia após dia, segui o caminho de Deus, mantendo-O estreitamente ligado a vós pelas suas promessas; com efeito, Ele próprio declarou, por meio dos apóstolos, a todos os que procuram a sua vontade e os seus testemunhos (cf Sl 118,31,LXX), que estaria com eles até ao fim do mundo (cf Mt 28,20), onde nem caminhos nem vestígios fossem conhecidos (Sl 76,20), como disse o divino Davi nos seus cânticos. Porém, está presente de forma invisível aos olhos da inteligência, dando-Se a ver àqueles que têm um coração puro e conversando com eles.
Segui, pois, o vosso caminho. […] Tomai as asas do amor de Deus para voardes como as nuvens (cf Is 60,8), elevados acima das armadilhas deste mundo. Ungi os vossos pés com o óleo da alegria (cf Sl 44,8) e da temperança. Não atravanqueis o caminho estreito do Senhor com os vossos passos preguiçosos. Se, na vossa pusilanimidade, tendes sede, bebei da água da paciência (cf Ecl 15,3); se, na vossa atonia espiritual, tendes fome, comei do pão que alimenta e fortifica o coração do homem (cf Sl 103,15): a palavra da sabedoria e da coragem.
Recolhei o hábito e estai prontos a agir, olhar para o alto e não carregueis sobre vós esses fardos esmagadores que são os vossos maus quereres; pois, àquele que faz a viagem da Terra até ao Céu, basta-lhe seguir o seu caminho com diligência, sem se sobrecarregar com pesos suplementares. […] Sede fortes no Senhor; subi à montanha de Deus, à sua morada santa (cf Is 2,3), com Isaías, o profeta da voz poderosa. Que ninguém fique para trás, que ninguém se sente; ajudai-vos uns aos outros, todos enraizados em firme caridade.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de maio, rezemos na seguinte intenção:
Pela evangelização – Pelos diáconos
Rezemos para que os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para toda a Igreja.