Dia 14 de janeiro de 2017 – Sábado da 1ª semana do Tempo Comum
No Brasil, Ano Mariano (2016 – 12.10 – 2017), instituído pela CNBB em comemoração do 300º aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo – “Bem-aventurada é aquela que acreditou” (Lc 1,45)!
Evangelho segundo S. Marcos 2,13-17:
Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira-mar. A multidão veio ao seu encontro, e Ele começou a ensinar a todos.
Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me». Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Encontrando-Se Jesus à mesa em casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam também à mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que O seguiam.
Os escribas do partido dos fariseus, ao verem-nO comer com os pecadores e os publicanos, diziam aos discípulos: «Por que motivo é que Ele come com publicanos e pecadores?».
Jesus ouviu e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».
Comentário do dia
São João Paulo II (1920-2005), papa
Osservatore Romano
«Segue-Me»
Cada vocação é um acontecimento pessoal e original, mas é também um fato comunitário e eclesial. Ninguém é chamado a caminhar sozinho. Cada vocação é suscitada pelo Senhor como um dom para a comunidade cristã, que dele deve poder tirar benefício.
É sobretudo a vós, os jovens, que eu gostaria de me dirigir : Cristo precisa de vós para realizar o seu projeto de salvação! Cristo precisa da vossa juventude e do vosso entusiasmo generoso para anunciar o Evangelho! Respondei a este chamamento com a dádiva da vossa vida a Deus e aos vossos irmãos. Tende confiança em Cristo! Ele não vos desiludirá nos vossos desejos e projetos, mas vos encherá de sentido e de alegria. Pois Ele disse: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14,6).
Abri com confiança o coração a Cristo! Deixai que a sua presença se fortaleça em vós pela escuta quotidiana e cheia de adoração das Sagradas Escrituras, que constituem o livro da vida e das vocações cumpridas.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro, rezemos na seguinte intenção:
Pela Evangelização: Por todos os cristãos, para que, fiéis ao ensinamento do Senhor, se empenhem com a oração e a caridade fraterna no restabelecimento da plena comunhão eclesial, colaborando para responder aos desafios atuais da humanidade.