Leituras Bíblicas
“Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 16 de janeiro de 2010
Sábado da 1ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra Santo Honorato de Arles (Ano 429) – Leia sua vida e a de outros santos de hoje clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=16&Mes=1&SantoID=122
Livro de 1º Samuel (9,1-4.17-19.10,1):
Havia um homem da tribo de Benjamim chamado Quis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, filho de um benjaminita, que era um guerreiro forte e valente.
Tinha um filho chamado Saul, mancebo de bela presença. Não havia em Israel outro mais belo do que ele; sobressaía entre todos dos ombros para cima.
Tendo-se perdido as jumentas de Quis, pai de Saul, disse ele ao filho: «Toma um criado contigo e vai procurar as jumentas.»
Atravessaram a montanha de Efraim e entraram na terra de Salisa, sem nada encontrar; percorreram a terra de Chaalim, mas em vão; na terra de Benjamim, tampouco as encontraram.
Quando Samuel viu Saul, o Senhor disse-lhe: «Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo.»
Saul aproximou-se de Samuel à porta da cidade e disse-lhe: «Rogo-te que me informes onde está a casa do vidente.»
Respondeu Samuel: «Sou eu mesmo o vidente; sobe na minha frente ao lugar alto, porque hoje comerás comigo, e amanhã te deixarei partir, depois de responder às tuas preocupações.
Samuel tomou então um frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: «O Senhor ungiu-te príncipe sobre a sua herança.
Livro de Salmos [21(20),2-3.4-5.6-7]:
SENHOR, o rei alegra-se com o teu poder e regozija-se com o teu auxílio.
Satisfizeste os desejos do seu coração; não recusaste os pedidos da sua boca.
Foste ao seu encontro com bênçãos preciosas; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.
Pedi- te a vida e tu lha concedeste, vida longa, pelos séculos além.
Devido à tua ajuda, é grande a sua glória; cumulaste-o de esplendor e majestade,
abençoaste-o para sempre e encheste-o de alegria na tua presença.
Evangelho segundo S. Marcos (2,13-17):
Jesus saiu de novo para a beira-mar. Toda a multidão ia ao seu encontro, e Ele ensinava-os.
Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me.» E, levantando-se, ele seguiu Jesus.
Depois, quando se encontrava à mesa em casa dele, muitos cobradores de impostos e pecadores também se puseram à mesma mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que o seguiam.
Mas os doutores da Lei do partido dos fariseus, vendo-o comer com pecadores e cobradores de impostos, disseram aos discípulos: «Porque é que Ele come com cobradores de impostos e pecadores?»
Jesus ouviu isto e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por
João Paulo II
A partir da trad. Osservatore Romano
«Segue-Me»
Cada vocação é um acontecimento pessoal e original, mas é também um fato comunitário e eclesial. Ninguém é chamado a caminhar sozinho. Cada vocação é suscitada pelo Senhor como um dom para a comunidade cristã, que dele deve poder tirar benefício […].
É sobretudo a vós, os jovens, que eu gostaria de me dirigir: Cristo precisa de vós para realizar o seu projeto de salvação! Cristo precisa da vossa juventude e do vosso entusiasmo generoso para anunciar o Evangelho! Respondei a este chamado com a dádiva da vossa vida a Deus e a vossos irmãos. Tende confiança em Cristo. Ele não vos desiludirá nos vossos desejos e projetos, mas enchê-los-á de sentido e de alegria. Ele disse: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14,6).
Abri com confiança o coração a Cristo! Deixai a sua presença fortalecer-se em vós pela escuta quotidiana e cheia de adoração das Santas Escrituras, que constituem o livro da vida e das vocações cumpridas.
A voz de São Francisco de Assis:
"Guardemo-nos da malícia e da astúcia de Satanás, que deseja a mente do homem e o seu coração afastados de Deus. Envolvendo o coração do homem com o pretexto de uma recompensa ou de uma ajuda, visa tirar e sufocar a Palavra do Senhor da memória e cegar o seu coração, através dos afazeres e preocupações deste mundo, e fazer morada em vós".