Os dois mandamentos – São Clemente de Alexandria (150-c. 215) teólogo Homilia «Os ricos podem salvar-se?»

6ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum
21 de Agosto de 2020
Cor: Branco

Evangelho – Mt 22,34-40
Amarás o Senhor teu Deus, e ao
teu próximo como a ti mesmo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40:
Naquele tempo:
34 Os fariseus ouviram dizer que Jesus
tinha feito calar os saduceus.
Então eles se reuniram em grupo,
35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
36’Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’
37 Jesus respondeu: ‘`Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!’
38 Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39 O segundo é semelhante a esse:
`Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’.
40 Toda a Lei e os profetas
dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação!

 

Comentário do dia 
São Clemente de Alexandria (150-c. 215)
teólogo
Homilia «Os ricos podem salvar-se?»

Os dois mandamentos

Quando perguntaram ao Mestre qual era o maior dos mandamentos, Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com todo o teu espírito. Não há maior mandamento». Este mandamento diz respeito ao Ser essencial e primeiro, Deus nosso Pai, por quem tudo foi feito, por quem tudo permanece e a quem voltarão todos os que forem salvos. Foi Ele que nos amou primeiro e nos fez nascer; seria um sacrilégio pensar que existe outro ser mais antigo e mais sábio. O nosso reconhecimento é ínfimo, comparado com as imensas graças que nos concedeu, mas não podemos oferecer-Lhe outro testemunho, a Ele que é perfeito e de nada necessita.

Amemos o nosso Pai com todas as nossas forças e todo o nosso fervor, e receberemos a imortalidade. Quanto mais se ama a Deus, mais a nossa natureza se mistura e se confunde com a sua. O segundo mandamento, diz Jesus, em nada fica atrás do primeiro: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo». […] Quando o doutor da Lei pergunta a Jesus: «E quem é o meu próximo?» (Lc 10,29), Ele não lhe responde com a definição judaica de próximo – o parente, o concidadão, o prosélito, o homem que vive sob a mesma Lei. Conta a história de um viajante que descia de Jerusalém para Jericó; ferido pelos ladrões […], esse homem foi tratado por um samaritano, que «se mostrou seu próximo» (v. 36).

E quem é mais meu próximo que o Salvador? Quem mais se apiedou de nós quando os poderes das trevas nos abandonaram e golpearam? […] Só Jesus soube curar as nossas chagas e extirpar os males enraizados no nosso coração. […] É por isso que devemos amá-lo como a Deus. E amar a Cristo Jesus é cumprir a sua vontade e guardar os seus mandamentos.

 

Intenção de oração universal – O mundo do mar
Rezemos por todas as pessoas que trabalham e vivem do mar, entre elas os marinheiros, os pescadores e suas famílias.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.