São Tomás de Aquino é o patrono das universidades e escolas católicas. Nasceu no Castelo Roccaseca, de propriedade da nobre família de Aquino, no ano 1225. Iniciou seus estudos em Monte Cassino e em Nápoles. Mais tarde ingressou na Ordem Dominicana em Paris, onde completou os estudos.
Passou quatro anos em Colônia, juntamente com Santo Alberto Magno, teólogo de excepcional conhecimento e profundidade. Santo Tomás de Aquino é considerado o maior teólogo da Idade Média, cujo pensamento exerce ainda grande influência no estudo da teologia de nossos tempos.
Escreveu várias obras, sendo, a mais conhecida e importante, lida e comentada ainda hoje, a Suma teológica. Escreveu também Comentários à Sagrada Escritura, Comentários ao Mestre das sentenças, De Trinitate, De Veritatem, Suma contra os gentios, Quaestiones Disputatae… É chamado de Doutor Angélico, quer pelas suas múltiplas atividades pastorais – professor universitário, consultor de sua Ordem junto a Santa Sé, pregador oficial e escritor – quer pelo seu exemplo de vida, cujo lema era contemplar e transmitir o fruto da contemplação.
Morreu quando regressava do Concílio de Lião, convocado pelo papa Gregório X. Era o dia 7 de março de 1274.
Oração
Prece da Palavra que é Luz: Deus, nosso Pai, Santo Tomás de Aquino dedicou toda a sua vida ao estudo e à contemplação do mistério da vossa redenção. Dai-nos a graça de meditarmos continuamente vossa Palavra e de encontrar nela luz para nossos passos, força para a nossa luta de cada dia por trabalho, alimentação e condição de vida mais humana. Dai-nos o entendimento e a sabedoria que nos advêm de uma fé consciente, e confirmada por palavras e obras, capaz de nos fazer esperar mesmo contra toda esperança.