São Leopoldo (Rádio Vaticano, 11/09/2012 12:43:04 ) – A cidade gaúcha de São Leopoldo será a sede, de 7 a 11 de outubro, do Congresso Continental de Teologia.
O evento será no campus da Unisinos, e vai reunir teólogos da América Latina para celebrar os 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II.
Com o novo impulso dada por Aparecida à tradição latino-americana e caribenha, “o momento atual é muito oportuno para mobilizar a comunidade teológica no Continente, depois de anos particularmente difíceis, marcados por tensões, desencantos, falta de perspectivas, dispersão e inclusive certa desmobilização dos teólogos”, é que o se lê na convocação do Congresso.
A finalidade deste evento continental é sobretudo olhar para o futuro, um Congresso prospectivo, para questionar os desafios e as tarefas futuras da Teologia na América Latina, a partir do novo contexto cultural, social, político, econômico, ecológico, religioso e eclesial.
Entre as finalidades específicas, figura uma análise da conjuntura cultural, econômico-social e política particularmente da América Latina e do Caribe, “para que a inteligência da fé não perca de vista a realidade de nossos povos”.
Do Brasil, participam teólogos como Maria Clara Bingemer, Dom Demétrio Valentini, Carlos Mesters e João Batista Libânio.
Para mais informações, acesse o site: http://www.unisinos.br/eventos/congresso-de-teologia/