O santo do dia de hoje nasceu em Dalmácia, região que abrange territórios da Bósnia, Croácia, e Herzegovina e Montenegro, ex-Iugoslávia, no ano de 1866. São Leopoldo Mandic veio de uma família croata que lhe deu boa formação cristã para a vida com Deus e para o amor aos irmãos.
Desde novo ele discerniu sua vocação e quando tinha 16 anos de idade tomou a decisão de servir a Deus promovendo a reunificação e reconciliação dos cristãos ortodoxos que haviam se separado da Igreja Católica. Por intermédio da ação do Espírito Santo, o santo do dia 09 de abril foi encaminhado para viver a vida franciscana.
A saúde de São Leopoldo Mandic era muito frágil, mas ao mesmo tempo ele tinha muita vontade de ir para o Oriente para assim poder promover a comunhão dos cristãos.
No ano de 1884 ele entrou na Ordem Franciscana, e em 1890 já era um sacerdote. Na época ele insistentemente pedia que seus superiores o enviassem para a missão de unificação, mas em decorrência de sua debilidade física, ele devia obedecer e ir de convento em convento, até que no ano de 1909 São Leopoldo Mandic chegou no Convento de Santa Cruz, em Pádua, na Itália.
Em cada alma o santo do dia de hoje encontrava o seu “Oriente”. E assim, por obediência e também por amor, ele atendia a cada pessoa que lhe buscava por horas, sempre em espírito de oração e de abertura para os carismas do Espírito Santo.
Aos 76 anos de idade, São Leopoldo Mandic partiu para o Céu de onde hoje ele intercede por nós.
Oração para o santo do dia
Com fé no coração, repita a oração para o santo do dia, São Leopoldo Mandic:
São Leopoldo, que fostes enriquecido pelo Pai Celeste com tantos tesouros de graça em favor de quantos a Vós recorrem, alcançai-nos uma fé viva e uma caridade ardente, para que permaneçamos sempre unidos a Deus através da sua santa graça.
Glória ao Pai…
São Leopoldo, a quem o divino Salvador fez instrumento perfeito da sua infinita misericórdia no sacramento da reconciliação, alcançai-nos a graça de nos aproveitarmos bem e frequentemente deste sacramento, para ter sempre a nossa alma livre de todo pecado e realizar em nós a perfeição a que Ele nos chama.
Glória ao Pai…
São Leopoldo, vaso eleito dos dons do Espírito Santo, por vós abundantemente derramado em tantas almas, alcançai-nos a graça de sermos libertos dos sofrimentos e das aflições que nos oprimem e de ter a força de completar em nós o que falta à paixão de Cristo.
Glória ao Pai…
São Leopoldo, que durante a vossa vida mortal alimentastes um terníssimo amor para com a Virgem Maria e fostes correspondido com inumeráveis favores, agora que estais feliz junto dela, intercedei por nós pedindo-lhe que olhe para as nossas misérias, e se mostre sempre mãe de misericórdia.
Ave Maria…
São Leopoldo, que tivestes sempre uma grande compaixão para com os sofrimentos humanos e confortastes tantos aflitos, vinde em nosso auxílio; pela vossa bondade não nos abandoneis, mas consolai-nos também a nós concedendo-nos as graças que vos pedimos. Amém.