Jerônimo Emiliano nasceu em Veneza, em 1841. Aos 15 anos. Tornou-se soldado e, aos 25, senador. Amante dos prazeres, festas, Jerônimo Emiliano tinha 28 anos quando caiu prisioneiro de guerra de Luís XII. Na prisão começou a meditar sobre o sentido da vida.
Depositando as cadeias sob o altar de Nossa Senhora, Jerônimo mudou radicalmente de vida. Vendeu o que possuía e entregou tudo aos pobres e necessitados. Dedicou-se de corpo e alma aos órfãos, às viúvas e aos jovens entregues à prostituição.
Fundou hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes para meninos. Vivia em companhia dos pobres, dos mendigos, dos injustiçados, de quem se tornou pai e defensor. Suas atividades apostólicas estenderam-se por várias cidades da Itália, como Verona, Brescia, Como e Bérgamo.
Em Samasca, Bérgamo, surge a Sociedade dos Clérigos regulares, os Padres Samascos, por ele fundada, cujo apostolado era o ensino gratuito de órfãos e de jovens carentes.
São Jerônimo Emiliano morreu em Samasca, enquanto assistia os doentes, no dia 8 de fevereiro de 1537. Foi canonizado em 1767. Ë o protetor dos órfãos e dos jovens abandonados.
Oração
Prece Dos pobres de Deus: Deus, nosso Pai, nós vos pedimos pelos que estão desesperados, aflitos e desnorteados, sem saber o que fazer, sem ter para onde ir. Nós vos pedimos, Senhor, por aqueles que enveredaram por becos e por trilhas de ilusões; pelos bares da vida; que bebem para esquecer, puxam sonhos e promessas do pouco amor e da parca esperança que lhes restam. Nós vos pedimos pelas mulheres e homens solitários, pelas crianças abandonadas, pelos presos, pelos que nascem já condenados, pelos que pressentem a morte chegando sem terem feito a sua estrada, pelos que perderam o nome, pelos que vendem almas escravizando corpos. Nós vos pedimos pelos aflitos, pelos sedentos e famintos de paz, de justiça, pelos que têm sede de Deus, Pai dos órfãos e Justiceiro dos deserdados. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!