No dia 24 de março, domingo, das 08h às 17h, a Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida com as suas comunidades, reuniu as lideranças, na Casa São José, Vila Itoupava, para um dia de formação, espiritualidade e celebração.
Impressionante a participação e o envolvimento das lideranças e comunidades com alegria e gratidão pela oportunidade dada como momento de crescimento na fé e na missão da Igreja: Somos Igreja, nossa missão é Evangelizar!
A programação do dia entre acolhida, convivência, tema abordado da CF 2019 e espiritualidade, contou com uma celebração de abertura e missa de encerramento.
Os Freis Nelson José Hillesheim, Pascoal Fusinato e José Bertoldi, juntamente com alguns leigos, coordenaram a programação e atividades. Destacou-se a importância da formação de lideranças como modo de gerar em toda a comunidade o SENTIMENTO DE PERTENÇA, tendo como fundamento Jesus Cristo, a Igreja, os sacramentos, as pastorais e movimentos, na perspectiva do conhecer, conviver, celebrar e compartilhar: Testemunhar! Pois uma Igreja que se torna cada dia mais viva, ativa e celebrativa, nas diversas pastorais e movimentos torna-se Igreja em saída, capaz de conhecer, compartilhar, conviver, celebrar e testemunhar o Mistério da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
Fr. Pascoal apresentou a grandeza de viver a espiritualidade na comunidade, na vida e nas atividades. A espiritualidade poderá ser expressa numa celebração, numa oração, numa dança, numa canção, num diálogo, num perdão, num acolhimento, num trabalho…
O destaque do dia, foi o estudo e aprofundamento da CF 2019: A Fraternidade e Políticas Públicas. Assistimos o vídeo da CF bem como as colocações e aprofundamento do Tema com Fr. Nelson e Fr. José sobre o Ver, Julgar e Agir. Houve muitas contribuições das lideranças sobre o Agir. Destacamos a sugestão da Criação da Pastoral Social. Pois, até agora tínhamos a equipe de Ação Social e Solidariedade aos Empobrecidos que passa a ser Pastoral Social.
Foram escolhidas duas pistas de ação para este ano referente ao tema da CF:
1. Gerar uma participação (minha) mais efetiva de voluntariado na Pastoral Social, tendo em vista: o cuidado das pessoas e da vida, bem como a promoção da justiça e da paz.
2. Conhecer a diversidade de serviços da Igreja com os empobrecidos e marginalizados de nossa paróquia e comunidades, à luz do que o Evangelho nos pede: “Estive com fome e me destes de comer, estive com sede e me destes de beber…” (Mt 25,35-45).
Foi um domingo diferente, especial que ficou marcado pela alegria, convivência, celebração e disponibilidade de engajamento efetivo na vida da Igreja. Tais momentos ressignificam nosso batismo, revigoram nossa fé e nos enchem de vida, esperança e paz.
PAZ E BEM!
Frei Nelson José Hillesheim (Pároco e Reitor).