07.02, dia de Santa Coleta
Nasceu em Córbia, diocese de Amiens, em 13 de janeiro de 1381. Em honra a São Nicolau, seus pais lhe deram o nome de Nicoleta, por já estarem em idade avançada quando a menina nasceu. Seu pai era um artista abastado e a mãe muito religiosa.
Órfã aos 18 anos, Nicoleta ficou sob os cuidados do abade do convento beneditino de Córbia. Distribuiu tudo o que possuía aos pobres e ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, pronunciando o voto de reclusão. Por três anos viveu numa pequena cela.
Dali saiu para empreender a reforma franciscana. Foi nomeada superiora geral de todos os conventos de Clarissa que viesse a fundar ou a reformar. Sua ação reformadora logo alcançou a França, Espanha, Flandres e Sabóia.
Juntamente com São Vicente Ferrer, Coleta lutou para acabar com o cisma do Ocidente, que culminou com a eleição simultânea de três papas: um em Roma; outro em Avinhão; e o terceiro em Pisa.
Santa Coleta morreu em Gand, Bélgica, no dia 6 de março de 1447.
Oração
Prece do encontro com Deus: Deus, nosso Pai, encontrar-se convosco é sempre um desafio; desafio às nossas idéias preconcebidas, ao egoísmo e à sede de poder, que se aninham em nosso íntimo. Encontrar-se convosco é sempre uma ameaça ao homem velho que mora dentro de nós. Senhor, vinde até nós, caminhai conosco. Que o nosso coração arda de amor e vos ame acima de todas as coisas. Transformai nossa vida, transformando nosso modo de pensar e de agir. Amém!