No contexto das ameaças da pandemia, nesta 2ª feira, 24 de agosto, reuniram-se na Cúria Diocesana de Blumenau representantes da Comissão Pastoral da Terra – CPT – de SC, lideranças das Dioceses e Comunidades, da secretarias estadual e municipal (de Ilhota, município da Romaria), com o Bispo Diocesano, Dom José Negri, para analisar a Romaria Estadual da Terra e da Água,marcada para o dia 13 de setembro, no Braço do Baú, município de Ilhota.
Depois das acaloradas opiniões de cada um e cada uma, sofrida foi a decisão que, necessariamente, devia ser tomada. Então, em vista do cuidado com a vida, pregado pela própria espiritualidade da Romaria, adiou-se o evento para 15 de novembro próximo.
No entanto, todos os mais de vinte participantes foram unânimes em assumir e recomendar que o ânimo e o entusiasmo continuem, em vista de vivenciarmos juntos o esperado momento de, como Igreja de Jesus Cristo, na esperança, solidarizarmo-nos com as famílias da região do Morro do Baú, município de Ilhota, tragicamente atingidos pela catástrofe de novembro do ano passado. A mesma solidariedade e esperança, desejamos estender a todos os homens e mulheres de qualquer lugar, que se angustiam com o descuido pela nossa casa comum, a Terra, e pela nossa vital bebida, a Água.
Por Pe. Raul Kestring