Na 42ª Assembléia Regional do Estado de Santa Catarina, realizada de 24 a 26 de setembro, em Lages, da qual participavam mais de 70 agentes pastorais, procedentes das 10 dioceses do Estado,dentre as comunicações, constou a da XXI Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina, adiada para o próximo dia 15 de novembro, no Braço Baú, município de Ilhota, Diocese de Blumenau.
Recomeçará o processo de preparação imediata do evento. Para isso, no dia 05 de outubro haverá reunião em Blumenau para as lideranças regionais, diocesanas e locais, encarregadas de articular as atividades do evento, que tem por tema: “Cuidar da terra e da água é garantir a vida”.
É preciso relembrar a importância de que a Romaria expresse realmente a preocupação da Igreja com o meio ambiente. Ocorrendo a menos de uma semana antes de completar um ano da trágica noite da catástrofe (23 de novembro), a iniciativa terá o ambiente e a data favoráveis para uma maior sensibilização evangelizadora, em vista de transformar a morte em vida. Ainda, nomear atitudes, projetos, organizações que tragam esperança de uma terra renovada, nesse sentido, é fundamental para que cada romeiro e romeira possa se sentir incluído no protagonismo de um mundo melhor. Mais: que cada um e cada uma se sinta convocado/a para esse urgente mutirão diante das sérias ameaças que rondam o planeta, as pessoas, principalmente os pobres.
Enfim, anime-nos o Espírito de Deus, que é capaz de fazer florescer o deserto. Não somente o deserto de areia e terra. É o coração de todos os homens e mulheres o primeiro deserto sedento do vigor da vida nova, a vida plena, trazida à humanidade pelo próprio Jesus Cristo, em sua misteriosa encarnação, vida, paixão e ressurreição.
Confira notícia da citada Assembléia: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2217
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 27/09/2009