Representantes das comarcas pastorais da Diocese, um grupo de quinze lideranças, sob a coordenação do Pe. Norbey (Paróquia Santa Cruz, Velha Central) e do Pe. Antonio (Luís Alves), na noite de 27 de outubro, reuniram-se numa das salas de Catequese da Catedral de Blumenau.
Em pauta esteve revisão da caminhada dos Grupos no ano de 2010, propostas para 2011 e o assunto que mais provocou interesse foi o encaminhamento do livro de encontros para o primeiro semestre de 2011.
Pessoas experientes na animação de Grupos, expressaram observações, sugestões, anseios, para que o novo roteiro corresponda à realidade das famílias e comunidades da Diocese.
Foi apresentado uma lista de temas para todo o primeiro semestre de 2011. Despontam assuntos fortes, como o Ano da Liturgia e da Eucaristia, a Campanha da Fraternidade sobre Vida no Planeta com seu lema: “A criação geme em dores de parto (Rm 8,26).
Era realmente admirável o empenho de todos os participantes, provindos dos diversos cantos da Diocese. Muitos, depois do extenuante dia de trabalho, saíram diretamente para o encontro. Pesa-lhes a responsabilidade de que o novo livro esteja nas mãos dos animadores e Grupos logo, no final do mês de janeiro ou início de fevereiro do próximo ano.
Sem dúvida, nossos Grupos de Reflexão deram passos significativos nos últimos anos. Muita luta, muita dedicação, muita esperança! Vê-se, porém, que o caminho pela frente não é tão curto; grande é o sonho deste “jeito novo de a Igreja ser”; exige mais “operários”, formação, acompanhamento. Verdadeira conversão de nossos católicos para a vivência missionária na Igreja talvez seja a “pedra de toque” desta prioridade diocesana e regional.