Reunião do Conselho Regional de Pastoral de SC realizou-se em Criciúma

É da essência da Igreja de Jesus reunir-se. Celebrações, estudos, planejamentos e avaliações são ocasiões em que o povo de Deus manifesta sua fraternidade, solidariedade, a caridade, enfim. Esta última, em resumo, torna viva a Palavra do Apóstolo Paulo:” Carreguem os fardos uns dos outros, pois assim cumprireis a lei de Cristo”(Gl 6,2).

Foi neste espírito de fé, celebração, partilha e co-responsabilidade que, nos dias 12 e 13 de novembro de 2009, na Fundação Shalon, Diocese de Criciúma, SC,  aconteceu a Reunião do Conselho Regional de Pastoral, “instância de comunhão e co-responsabilidade pela animação, articulação, reflexão e estudo da ação pastoral e evangelização da CNBB – Regional Sul IV, representada pelas coordenações diocesanas de pastoral, serviços e organismos de pastoral e movimentos eclesiais” (Cf. Anuário 2009 – CNBB – Regional Sul IV). Em torno de sessenta agentes de pastoral, dentre as numerosas e diversificadas instâncias eclesiais, formaram a importante assembléia.
No momento da acolhida dos participantes, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Florianópolis e presidente do Regional, referiu-se especialmente ao novo bispo de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, apresentando-o pessoalmente ao Conselho. No sábado, dia 14, às 20h, o recém-nomeado bispo diocesano de Criciúma, na igreja catedral da mesma Diocese, celebraria solenemente o início de seu novo serviço episcopal.
Entre os assuntos abordados nesse encontro, destacaram-se: o orçamento Regional 2010, com especial atenção ao Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC, que atravessa crise numérica de estudantes e, por conseqüência, em suas finanças; o cronograma dos diversos organismos do Regional foi apresentado, discutido e definido nos seus aspectos de consenso e sincronia; a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 mereceu espaço de divulgação, convocação, anúncio de respectivas atividades; a visita “ad limina” dos bispos do Regional foi comunicada e comentada por Dom Murilo; uma avaliação do ano, apontando limites, conquistas e sugestões concluíram o intenso e significativo encontro.
Ponto alto do evento regional foi a Celebração Eucarística, realizada na tarde do dia 12. Presidida por Dom Manoel João Francisco, bispo diocesano de Chapecó e Vice-presidente do Regional, contemplou a memória litúrgica de São Josafá, um bispo ucraniano que, no século XVII, deu a vida pela unidade da Igreja. À homilia o bispo de Chapecó motivou todos os presentes a imitarem a santidade e a dedicação de São Josafá à edificação da Igreja, especialmente na sua intrínseca exigência de unidade, que se estende ao relacionamento de comunhão também com os não católicos.
A mesma celebração elevou ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, grande ação de graças e louvor por todas as maravilhas de vida e salvação acontecidas em todas as dez Dioceses do Regional Sul IV, tanto pelo trabalho de milhares de agentes pastorais como e sobretudo pela graça divina. Nesse sentido, não se poderia deixar de ressaltar o início do ministério episcopal de Dom jacinto na Diocese de Criciúma e a recente nomeação do novo bispo da Diocese de Lages, Mons. Irineu Andressa, OFM, como, por outro lado, o longo e dedicado trabalho de Dom Oneres Marchiori à frente da mesma Igreja Particular catarinense.

Texto e Fotos: Pe. Raul Kestring

Veja mais fotos da reunião  do CRP/SC em nossa Galeria de Fotos.

 Blumenau, 14 de novembro de 2010

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.