Em Blumenau, padroeiro dos jornalistas e escritores é celebrado na Catedral dia 24
Reconhecer e invocar um santo padroeiro, protetor, especialmente para jornalistas e escritores significa ter um incentivo e um modelo para o exercício desse inalienável serviço à sociedade.
Um pouco da Trajetória – Francisco de Sales nasceu em Thorens-Glières, França em 1567 e morreu em Lyon, também na França, em 1622. Estudou num colégio dos jesuítas e depois na universidade de Pádua, na Itália, doutorando-se em direito e teologia. Mesmo diante de proposta de bom emprego e casamento, ele decidiu consagrar-se a Deus como sacerdote. Envolveu-se ativamente nas campanhas de evangelização, visando fortalecer a fé dos católicos diante do avanço dos protestantes. Naquele tempo, marcado por agressiva intolerância religiosa, sofreu inclusive diversas tentativas de assassinato.
Eleito e ordenado bispo, foi destinado para a Diocese de Genebra, expressivo reduto dos protestantes calvinistas. No entanto sua diocese ficou famosa em toda a Europa por causa de sua organização eficiente, do clero zeloso e dos leigos muito bem formados, conquistas monumentais para a época.
Juntamente com Santa Joana Francisca de Chantal, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria.
Como escritor e místico, publicou diversas obras de edificação espiritual e social. Mas o que se tornou marca da sua evangelização foi a publicação de folhetos que orientavam os seus diocesanos sobre as verdades da fé católica. Com isso tornou-se precursor dos folhetos e jornais evangelizadores devido ao seu estilo claro e conteúdo acessível a todos. Também foi chamado de “o santo cavalheiro” por sua paciência e gentileza. São João Bosco elegeu-o como modelo e intercessor da sua providencial Obra Salesiana. O Papa Pio XI, em 1877, oficialmente declarou-o doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas e escritores.
Convida-se, por isso, profissionais da imprensa da Blumenau e região para que, juntos, celebremos condignamente tão significativa data
Serviço
Evento: Missas em louvor a São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e escritores
Data e horário: 24 de janeiro de 2020, às 19h
Local: Catedral São Paulo Apóstolo – Sita à Rua XV de novembro, 955, Centro – Blumenau – SC
Presidente da celebração: Pe. Marcelo Martendal, pároco Catedral
Pe. Raul Kestring – Assessoria de Comunicação da Diocese de Blumenau – Whatsapp: 47-99924-1613
Blumenau, 23 de janeiro de 2020