(Entrevista à jornalista Fernanda Bandini, da agência de notícias católica Gaudium Press)
1. No que consiste a apresentação e qual o objetivo principal?
O Oratório da Natividade é uma breve representação musical da história do povo de Deus, sobretudo no que diz respeito à promessa do Messias. Solistas caracterizados dos personagens principais dessa história cantam sua mensagem, intercalados do grande côro de vozes mistas. Isaías, Zacarias e Isabel, João Batista, Maria e José, os reis magos, fazem reviver momentos significativos do anúncio e do nascimento do Salvador. O acompanhamento de teclado, violão e percussão enriquecem todo o roteiro.
Foto: Pe. Raul Kestring
O objetivo principal da apresentação é solenizar a inauguração das reformas no presbitério da Catedral de Blumenau. Construída antes do concílio Vaticano II e tendo sido elevada a igreja catedral, o suntuoso templo católico do Centro de Blumenau, especialmente o espaço litúrgico do presbitério ainda não se atualizara às novas orientações.
O artista sacro Claudio Pastro, que assessora o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi convidado para criar o novo perfil arquitetônico-litúrgico.
Foto: Pe. Raul Kestring
Retirou-se a estante de leitura da Palavra, que adentrava lateralmente a nave da igreja, ostentando a forma de pequena passarela. E instalou-se a Mesa da Palavra, utilizando o mesmo mármore do altar. O Autêntico Ambão harmoniza-se com os diversos elementos do presbitério.
Foto: Pe. Raul Kestring
Outra peça criada e inserida no presbitério foi a cátedra. Como igreja elevada à categoria de catedral, desde o ano 2000, carecia de uma verdadeira cátedra episcopal, que caracteriza o lugar do bispo como centro de unidade diocesana e eclesial, como mestre da fé. Igualmente, feita do mesmo mármore do altar e da Mesa da Palavra, situa-se no lado esquerdo, de onde foram retiradas uma cadeira presidencial e duas cadeiras laterais, tudo em mármore fixado ao chão.
Foto: Pe. Raul Kestring
Um terceiro elemento indispensável no presbitério e que somente agora foi introduzido foi o crucifixo, Fabricado em latão e banhado a ouro, pende do teto e situa-se sobre o altar, em simetria com a grande rosácea da parede frontal do templo. Com um Cristo estilizado, movimenta-se levemente ao vento, expressando vida. É réplica do crucifixo do último Congresso Eucarístico de Brasília, cujo altar e todo o ambiente celebrativo foi obra do mesmo artista.
Foto: Pe. Raul Kestring
Outra modificação significativa, na verdade, uma volta ao plano original, foi a recondução do sacrário ao lugar anterior. Havia sido construída uma capela lateral para o Santíssimo Sacramento. Logo atrás do altar, sobre apropriada peça também em mármore, aparece o sacrário, feito de madeira e marfim e, nas duas portas, apresentando figuras de contornos brancos que lembram os apóstolos ou os anjos.
A partir da missa e apresentação musical do dia 19 de dezembro, começam a ser utilizados os novos elementos litúrgicos na Catedral de Blumenau.
2. Como o evento irá se realizar na prática? Qual a sua programação?
A data da apresentação é 19 de dezembro de 2010, durante a santa missa das 19h, que tradicionalmente é televisionada pela TV Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau) e pelas rádios: Blumenau / Arca da Aliança e Clube de Blumenau. O oratório, de conteúdo bíblico e catequético se seguirá à Liturgia da Palavra, comentando-a e, com seu elenco ocupando todo o presbitério e os corredores da nave da igreja. O mesmo coral desempenhará também os demais cantos da celebração eucarística, que terá continuidade após o oratório.
3. Quais os temas que apresentados pelo coral?
Os profetas e as profecias referentes à vinda do Salvador, Zacarias e Isabel, figura e mensagem de João Batista, José e Maria (nascimento de Jesus), visita dos reis magos, preparação e celebração do Natal de Jesus.
4. Qual a importância e a necessidade de uma iniciativa como essa para a Catedral de Blumenau e o povo católico da região?
Quanto à inauguração das reformas, é a identidade católica que se expressa e se afirma, evangelizando através do ambiente litúrgico e celebrativo de sua igreja catedral.
5. Quais são as novas instalações da Catedral? E qual o motivo da mudança?
As novas instalações estão descritas acima, na primeira pergunta.
Os motivos da mudança, resumimos em dois:
a) Adequação às orientações litúrgicas conciliares emanadas do Papa Paulo VI. A igreja matriz de Blumenau foi planejada e construída antes do Concílio Vaticano II. Por isso, apresentava inspirações, previsões, que os novos tempos preanunciavam.
b) Adequação dos elementos litúrgicos do presbitério à nova condição de igreja catedral.
6. Quais os momentos de maior destaque durante a apresentação?
Poderíamos indicar quatro momentos de destaque:
a) O papel de João Batista, cantando a chegada do Salvador e a urgência da conversão para acolhê-lo;
b) O belo diálogo cantado entre Isabel e Maria, por ocasião da visitação;
c) A cena do nascimento de Jesus e o papel dos pastores;
d) A impressionante cena da visita dos reis magos.
7. Qual a estimativa de público para o evento?
Cinco mil pessoas – com transmissão do evento através de telões eletrônicos externos ao templo.
8. Quais as autoridades eclesiásticas que se farão presentes no encontro?
O bispo diocesano dom José Negri, e o vigário geral da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. João Bachmann.
9. Aonde acontecerá?
Na Catedral de Blumenau, no Centro da cidade de Blumenau.
10. Considerações finais.
Agradecemos, desde já, a divulgação deste evento. Certamente, ele extrapola seu significado para toda a Igreja. E sua publicação torna-se presença da Igreja Católica no plural e conturbado mundo da comunicação.
Foto: Pe. Raul Kestring
Enquanto isso, o tempo do Advento, que estamos vivenciando, em preparação ao Natal do Senhor, ganha catequese, reflexão, mensagens, marcando espaço no clima consumista, hedonista e relativista da nossa sociedade.
Pe. Raul Kestring
Assessoria de Comunicação da Diocese de Blumenau
Telefones: (47) 3322-4435 (Recepção na Cúria Diocesana); (47) 9924-1613
Blumenau, 14 de dezembro de 2010