6ª-feira da 4ª Semana da Quaresma
27 de Março de 2020
Cor: Roxo
Evangelho – Jo 7,1-2.10.25-30
Queriam prendê-lo, mas ainda não tinha chegado a sua hora.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30:
Naquele tempo:
1 Jesus andava percorrendo a Galiléia.
Evitava andar pela Judéia,
porque os judeus procuravam matá-lo.
2 Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.
10 Quando seus irmãos já tinham subido,
então também ele subiu para a festa,
não publicamente mas sim, como que às escondidas.
25 Alguns habitantes de Jerusalém disseram então:
‘Não é este a quem procuram matar?
26 Eis que fala em público e nada lhe dizem.
Será que, na verdade, as autoridades reconheceram
que ele é o Messias?
27 Mas este, nós sabemos donde é.
O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.’
28 Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo:
‘Vós me conheceis e sabeis de onde sou;
eu não vim por mim mesmo,
mas o que me enviou é fidedigno.
A esse, não o conheceis,
29 mas eu o conheço,
porque venho da parte dele,
e ele foi quem me enviou.’
30 Então, queriam prendê-lo,
mas ninguém pôs a mão nele,
porque ainda não tinha chegado a sua hora.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São João da Cruz (1542-1591)
carmelita descalço, doutor da Igreja
Cântico espiritual, estrofe 1 (Obras Completas, Ed. Carmelo, 2005)
«Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão»
Onde Te escondeste, Amado, e me deixaste num gemido? Qual veado fugiste Havendo-me ferido. Atrás de Ti clamei, tinhas partido! É como se dissesse: «Ó Verbo, meu Esposo, mostra-me o lugar onde estás escondido!» Deste modo, está a pedir que lhe mostre a sua essência divina, porque o lugar onde o Filho de Deus está escondido é, como diz São João, o seio do Pai (Jo 1,18), que é a essência divina, a qual permanece longe dos olhos mortais e escondida a todo o entendimento humano. Por isso, Isaías, falando de Deus, disse: «Na verdade, Vós sois um Deus escondido» (Is 45,15). Advirta-se, portanto, que, por maiores comunicações, presenças, notícias sublimes e elevadas de Deus que uma alma possa ter nesta vida, isso não é essencialmente Deus nem tem a ver com Ele; na verdade, está ainda escondido à alma.
É por isso que, além de todas essas grandezas, convém sempre à alma tê-lo por escondido e buscá-lo como escondido dizendo: «Onde Te escondeste?» De fato, nem a comunicação elevada nem a presença sensível são uma demonstração clara da presença graciosa de Deus; nem tampouco a secura e carência de tudo isso na alma demonstra a sua ausência. Daí que o profeta Jó tenha dito: «Passa diante de mim e eu não O vejo, afasta-Se de mim e não me apercebo» (Jó 9,11). Desta maneira dá-se a entender que se a alma sentir uma grande comunicação, ou sentimento ou notícia espiritual, nem por isso se há de convencer de que aquilo que sente consiste em possuir ou ver nítida e essencialmente a Deus, ou que seja possuir mais a Deus ou estar mais em Deus, por muito forte que seja.
De igual modo, não deve pensar que, se todas essas comunicações sensíveis e espirituais lhe vierem a faltar, ficando às escuras, em aridez e abandono, Deus lhe falta. […] Portanto, neste verso, a intenção principal da alma não consiste em pedir a devoção afetiva e sensível, onde não é certo nem claro possuir-se o Esposo, mas, sobretudo, em pedir a presença e a visão clara da sua essência, da qual quer ter a certeza e a consolação na outra vida.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de março, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração pela evangelização – Os católicos na China
Rezemos para que a Igreja na China persevere na fidelidade ao Evangelho e cresça na unidade.