Cerca de 250 presbíteros de Santa Catarina participaram da Peregrinação Sacerdotal ocorrida, dia 21, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo, no meio oeste catarinense. Com eles estiveram 5 bispos catarinenses. Entre os objetivos estava a integração e partilha de experiências de vida e ministérios dos presbíteros do Regional.
Pela manhã, dom Orlando Brandes, da Arquidiocese de Londrina (PR), abordou em sua palestra o tema “Fidelidade Presbiteral”, e sobre o lema: “Eu me consagro por eles”.
— Foi bem interessante. A palestra foi motivadora para a vida ministerial. Empolgou — avaliou padre Moacir Caetano, que é reitor do Seminário de Teologia de Caçador, em Florianópolis.
A chuva impediu que a oração terço missionário acontecesse, por isso um momento mariano com meditação do terço aconteceu dentro da gruta do Santuário. À tarde os padres partilharam suas histórias de vida ministerial.
Na missa de encerramento dom Luis Carlos Eccel, da diocese de Caçador, falou ressaltou a importância do presbítero ser coerente e sincero em sua missão. Além disso, o bispo disse que este é um tempo de dificuldades, desafios, perseguição da Igreja, mas deixou uma mensagem otimista.
— Os problemas são pequenos perto da grandiosidade da missão — comparou.
Padre Wilson Maiorki, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de Fraiburgo, contou que percebeu uma boa avaliação dos padres com quem conversou.
— Ouvindo informalmente a avaliação foi muito positiva. A peregrinação trouxe bastante ânimo e encorajamento.
O padre João Claudio Casara, Coordenador Diocesano de Pastoral de Caçador, resumiu em cinco palavras a importância do que aconteceu.
— Encontro, partilha, fraternidade, vocação, missão são palavras que nos ajudam a expressar o que significou a peregrinação regional dos presbíteros.
A atividade, realizada pelo Conselho Regional de Presbíteros é parte das comemorações do Ano Sacerdotal, que tem como lema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. Os bispos presentes foram dom Irineu Andreassa (Lages), dom Augustinho Petry (Rio do Sul), dom Luis Carlos Eccel (Caçador), dom Manoel Francisco (Chapecó), dom José Negri (Blumenau).
Site cnbbb Sul 4