Uma Assembléia Diocesana de Pastoral constitui-se num momento forte da vida de uma Diocese. Por isso, exige preparação. Com esta finalidade, nesta manhã de terça feira, 13 de outubro, reuniu-se a equipe de coordenação.
Sob a presidência de Dom José e a coordenação do Pe. João Bandoch, foram retomados os passos dados até agora, em vista da mesma assembléia, que se realizará no próximo dia 17 de outubro.
No salão nobre do Colégio Sagrada Família, vão se reunir bom número de padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas para, em espírito de oração e co-responsabilidade, ver a realidade pastoral da Diocese, julgá-la à luz a Palavra de Deus e descobrir as ações concretas, em vista dos objetivos traçados, em unidade com a Igreja no Brasil e no mundo.
Foi elaborado questionário, que as paróquias responderam e enviaram à coordenação. Resumidos, os respectivos dados serão levados ao conhecimento dos participantes da assembléia. Ao mesmo tempo, o relatório servirá de base para o planejamento do próximo ano.
O foco principal, à luz do qual serão previstas as atividades pastorais do próximo ano, será a Palavra. Viveremos, na nossa Diocese, então, o Ano da Palavra.
Como perspectivas para os próximos anos, 2011 será o Ano da Liturgia; em 2012 nos inspiraremos na Caridade. São os três pilares da evangelização que se articulam e se completam.
Na carta de convocação do evento, assinada pelo coordenador diocesano e pelo Bispo, constam os quatro elementos da pauta do encontro: Síntese da avaliação das prioridades, Propostas para a Elaboração do Plano Pastoral 2010, Opções pastorais para 2010 e Comunicações.
A mesma correspondência, orienta:”No meio de tantas propostas de vida, estamos convidados a reencontrarmos a fonte da verdadeira felicidade e da verdadeira vida, fazendo nossa a experiência de Pedro, ao descobrir que Jesus “tem Palavras de vida eterna”.
Pe. Raul Kestring
Blumenau, 13 de outubro de 2009