Recomendação do nosso Administrador Apostólico, Dom João Francisco Salm, agora também recém-eleito presidente do Regional Sul IV, merece a consideração de todos nós, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e o povo da Diocese de Blumenau. Leiamos, na íntegra, o que ele nos escreve:
“Na expectativa da nomeação do nosso novo Bispo Diocesano, sugiro que se tome a Missa pela Eleição do Bispo (Missal Romano, p. 885), que poderia ser rezada nos dias feriais.
Além disso, a oração do dia desta missa poderia ser rezada em outros momentos da vida eclesial: reuniões de conselhos, de pastorais e movimentos, nos encontros de catequese, nos finais das missas, entre outras ocasiões.
Para o conhecimento de todos, esta oração é a seguinte:
‘Ó Deus, pastor eterno, que governais o vosso rebanho com solicitude constante, no vosso amor de Pai concedei à (nossa) Igreja (diocesana) um pastor que vos agrade pela virtude e que vele solícito sobre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém’.
Meu abraço,
Dom João Francisco Salm”
Administrador Apostólico da Diocese de Blumenau
Bispo Diocesano de Tubarão
Presidente do Regional Sul IV da CNBB
Tenhamos muito presente que Jesus nos ensina a pedir com insistência ao Pai do céu tudo o que precisamos. Basta recordar a parábola que encontramos no Evangelho de Lucas (11,6-8). Um homem vai à casa do seu vizinho em altas horas da noite para lhe pedir um pão, dizendo que um amigo seu chegara de viagem. “E não tenho nada para lhe oferecer” – justifica o mesmo homem. Jesus conclui dizendo que “embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da insistência se levantará e lhe dará tudo o que precisar”.
O Mestre ensina essa perseverança na oração. Então, com essa insistência e perseverança, e por sugestão do nosso Administrador Apostólico, vamos intensificar a oração para que o Pai do céu, por meio do Papa e dos bispos, nos envie, quanto antes, aquele pastor segundo o seu coração para governar, santificar e ensinar o povo de Deus nesta porção da Igreja, a nossa amada Diocese de Blumenau.