Por ti, Ele saiu, vitorioso, do inferno – Santo Amadeu de Lausana (1108-1159) monge cisterciense, bispo Homilia mariana VI, SC 72

Sábado Santo da Páscoa
3 de Abril de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Mc 16,1-7
Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,1-7:

1 Quando passou o sábado,
Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé,
compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus.
2 E bem cedo, no primeiro dia da semana,
ao nascer do sol, elas foram ao túmulo.
3 E diziam entre si:
‘Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?’
4 Era uma pedra muito grande.
Mas, quando olharam,
viram que a pedra já tinha sido retirada.
5 Entraram, então, no túmulo e viram um jovem,
sentado do lado direito, vestido de branco.
E ficaram muito assustadas.
6 Mas o jovem lhes disse:
‘Não vos assusteis!
Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado?
Ele ressuscitou. Não está aqui.
Vede o lugar onde o puseram.
7 Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro
que ele irá à vossa frente, na Galiléia.
Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito’.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Amadeu de Lausana (1108-1159)
monge cisterciense, bispo
Homilia mariana VI, SC 72

Por ti, Ele saiu, vitorioso, do inferno

Como diz Salomão, há um tempo para a tristeza e um tempo para a alegria (cf Ecl 3,4). A tristeza passou, chegou o tempo da alegria, da verdadeira alegria, que provém da ressurreição de Cristo. […] Por ti, Ele saiu, vitorioso, do inferno, destruiu as portas de bronze, rompeu das barras de ferro, apoderou-se da fortaleza do inferno, esmagou a cabeça do dragão. Fez de teus inimigos uma carnificina imensa, lançando na fossa o príncipe dos infernos. Matou a morte e acorrentou o autor da morte. […] Em seguida, retirou os seus das trevas e rompeu-lhes as cadeias, chamando as almas de todos os justos, que caminham à luz do seu rosto, exultando no seu nome; estas almas foram exaltadas na sua justiça, elas que tinham sido humilhadas pelas suas injustiças.

O Senhor Jesus desceu sozinho aos infernos, como havia cantado Davi em seu nome: «Por ali passo incólume» (cf Sl 140,10); esteve sozinho à entrada, mas muito acompanhado à saída, pois levava consigo numerosos milhares de santos. Tendo caído à terra e morrido, produziu muito fruto (cf Jo 12,24): deixou-Se cair como semente, para fazer a colheita do gênero humano. […]

Sim, mortos para o pecado em nós próprios na fonte batismal, nós reconhecemos a Cristo pelo banho da regeneração, a fim de vivermos para Aquele que morreu por todos. Como diz o apóstolo, «vós, que fostes batizados em Cristo, estais revestidos dele» (Gl 3,27). De uma única semente provém, pois, uma colheita abundante. […] É também sobre Ele que o apóstolo afirma: «Por isso Deus O exaltou e Lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Cristo todo o joelho se dobre na Terra e nos abismos» (Fil 2,9-10). Sim, os infernos dobram o joelho diante dele por temor, a Terra, por ter sido resgatada, e os Céus, de felicidade.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês, rezemos pela Intenção universal:
Os direitos fundamentais
Rezemos por aqueles que arriscam a vida lutando pelos direitos fundamentais nas ditaduras, nos regimes autoritários e também nas democracias em crise.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.