PJ da Diocese de Blumenau celebrou Dia Nacional da Juventude

Dom José Negri, no Dia Nacional da Juventude, 25 de outubro, mesmo tendo um Domingo cheio de atividades, encontrou espaço para estar com a PJ da Diocese no santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na cidade de Navegantes, SC, para uma santa missa às 11h.

Reunidos desde o início daquela manhã, em torno de 150 representantes de todas as comarcas pastorais da Diocese, refletiam sobre o tema do DNJ:  “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, e o lema: “Juventude em marcha contra a violência”.

Assessorados pelo Diácono Marcelo Martendal, aqueles representantes das nossas comarcas pastorais celebravam sua caminhada conjunta, fruto da articulação da equipe de coordenação diocesana, de planejamentos, revisões e promoções diversificadas, como o Festival da Canção (FECAN).

A santa missa daquele Domingo da Juventude, coincidindo também, na Diocese, com o encerramento do mês missionário e com abertura da Missão Continental, tornou-se momento de verdadeira oração, acolhida da Palavra e encontro com Jesus na Eucaristia.

Dom José colocou-se literalmente no meio daquela singular assembléia eucarística. Lembrava a figura de Jesus com seus discípulos. No início da celebração, pediu que o excelente conjunto musical que animava os cantos, estendesse o canto de entrada. No momento da paz, o bispo, os padres, os diáconos e os acólitos, quebrando um pouco o rigor das normas litúrgicas, saíram pelos corredores do santuário, saudando cada um e cada uma dos presentes. Chamava deveras a atenção o amor de Dom José por cada participante daquele encontro eucarístico. Aglomeravam-se igualmente aquelas moças e rapazes para receber do seu Bispo a paz de Jesus e desejar-lhe jubilosamente a mesma paz.

Os organizadores do evento foram reconhecidos e incentivados por Dom Negri. De fato, são lideranças dedicadas e responsáveis que levam adiante uma Pastoral tão desafiadora como é a Pastora da Juventude, não só entre nós, mas, podemos dizer, em qualquer lugar. Trabalhar com os jovens, com eles entrosar-se, perceber sua generosidade; ao mesmo tempo, responder a suas angústias e dificuldades, nos diversos âmbitos da sua vida, não deixa de ser gratificante. No entanto, especialmente pelo mundo consumista que nos cerca, não são pequenos os obstáculos a essa prioritária frente de evangelização.

Momento significativo da mesma celebração foi a homilia. Com a vivacidade e o entusiasmo que lhe são característicos, Dom José explicou o Evangelho daquele Domingo. Disse que o cego Bartimeu, curado por Jesus, antes estava sentado à beira do caminho, isto é, numa atitude de passividade, dependência. O encontro com Jesus fez com que ele se levantasse, se desfizesse das suas seguranças e caminhasse com as próprias pernas. Quantos jovens, hoje, frisava o Bispo, encontram-se na mesma situação de Bartimeu, antes do encontro com Jesus. Fechados em si mesmos, passivos à realidade que os cerca, mendigando amor dos outros, da família, da paróquia, da Diocese. Necessitam sair das suas seguranças e dirigirem-se a Jesus. Ele os ensinará a amar os irmãos e amar a Deus. Ele lhes dará a verdadeira paz e a verdadeira alegria.

No contexto da mesma homilia, Dom José chamou a seu lado os dois jovens diáconos que serão ordenados sacerdotes no próximo dia 12 de dezembro, às 9h, na Catedral de Blumenau. São eles: Marcelo Martendal e Marcos Antonio Zimmermann.   Apresentou-os a todos os presentes como exemplos de generosidade e disponibilidade ao chamado de Jesus. Cada um dos dois, em breves palavras, como consagrados totalmente a Deus, expuseram seu desejo de corresponder às exigências da tarefa que Ele lhes confia.

Terminada a missa, os jovens voltaram para o salão do encontro, para o almoço. À tarde, motivados pelo oportuno, urgente, tema do DNJ; com certeza, também alimentados espiritualmente pela Eucaristia celebrada e, de fato, vivenciada naquela manhã, prosseguiram seus debates e estudos.

Que os encontros, as celebrações, iniciativas, a organização e articulação da PJ em nossa Diocese de Blumenau, manifestem a face jovem da nossa Igreja. Foi este o desejo que Dom José expressou naquele momento celebrativo com as nossas e nossos jovens.

Pe. Raul Kestring

Blumenau, 26 de outubro de 2009