«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas» – São Gregório Magno (c. 540-604) papa, doutor da Igreja Comentário moral ao livro de Job, 10, 47-48; PL 75, 946

4ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum
27 de Novembro de 2019
Ofício do dia de semana e Missa à escolha.
Cor: Verde

Evangelho – Lc 21,12-19
Todos vos odiarão por causa do meu nome.
Mas vós não perdereis.um só fio de cabelo da vossa cabeça.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,12-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12 Antes que estas coisas aconteçam,
sereis presos e perseguidos;
sereis entregues às sinagogas e postos na prisão;
sereis levados diante de reis e governadores
por causa do meu nome.
13 Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.
14 Fazei o firme propósito
de não planejar com antecedência a própria defesa;
15 porque eu vos darei palavras tão acertadas,
que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.
16 Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais,
irmãos, parentes e amigos.
E eles matarão alguns de vós.
17 Todos vos odiarão por causa do meu nome.
18 Mas vós não perdereis
um só fio de cabelo da vossa cabeça.
19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Gregório Magno (c. 540-604)
papa, doutor da Igreja
Comentário moral ao livro de Job, 10, 47-48; PL 75, 946

«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»

«Aquele que, como eu, é escarnecido pelo seu amigo invocará a Deus e Ele o ouvirá» (Jó 12,4 Vulg). […] Sucede a alma perseverar no bem, e contudo sofrer a troça dos homens. Agir de modo admirável e receber injúrias. Então, aquele que os elogios poderiam ter atraído para o exterior, repelido pelas afrontas, entra em si próprio, e fortalece-se em Deus tanto mais solidamente quanto não encontra no exterior nada onde possa descansar.

Põe toda a sua esperança no seu Criador e, no meio dos ultrajantes luiíbrios, implora o testemunho interior. A alma do homem afligido aproxima-se de Deus tanto mais quanto é abandonada pelo favor dos homens, caindo em oração e purificando-se sob a opressão vinda do exterior, para apreender as realidades interiores. É por isso que este texto afirma: «Aquele que, como eu, é escarnecido pelo seu amigo, invocará a Deus e Ele o ouvirá». Quando estes infelizes encontram armas na oração, voltam a cantar interiormente a bondade divina: esta dá-lhes satisfação porque, exteriormente, estão privados dos elogios dos homens. […] «Eles zombam da simplicidade do justo» (Jó 12,4).

A sabedoria deste mundo consiste em camuflar o coração sob artifícios, encobrir o pensamento com palavras, apresentar como verdadeiro o que é falso, provar a falsidade do que é verdadeiro. Pelo contrário, a sabedoria dos justos consiste em nada inventar para se valorizar, transmitir o pensamento com as palavras, amar a verdade como ela é, fugir da falsidade, fazer o bem gratuitamente, preferir suportar o mal do que fazê-lo, nunca procurar vingar-se de uma ofensa, considerar como um benefício um insulto que se recebe por causa da verdade. Mas é precisamente esta simplicidade dos justos que se torna motivo de troça, porque os sábios deste mundo julgam que a pureza é uma tolice. Tudo que se faz com integridade, eles consideram-no, evidentemente, como um absurdo; tudo o que a Verdade aprova na conduta dos homens parece uma tolice à pretensa sabedoria deste mundo.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de novembro rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

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