Em sessão solene, na noite de 16 de novembro de 2009, a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina homenageou Pe. João Bachmann, Cura da Catedral São Paulo Apóstolo e Vigário Geral da Diocese de Blumenau.
Assim justifica a cerimônia o respectivo livreto explicativo:”…a Assembléia Legislativa de Santa Catarina tem o dever de homenagear os catarinenses que se destacam em diferentes segmentos”. Por isso, com o Pe. Bachmann, outros quarenta e cinco “segmentos”, isto é, pessoas e entidades, entre os quais, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Santa Catarina, Ideli Salvati, Rede Feminina de Combate ao Câncer e SAMU receberam a “Comenda do Legislativo Catarinense”.
Cada homenageado ganhou uma página de apresentação no livreto especialmente editado. Sobre Pe. João, assim foi escrito:”O Padre João Bachmann é jovem, carismático e tem uma ação social de relevante importância na comunidade de Blumenau. Suas pregações, diferenciadas atraem fiéis, ouvintes e telespectadores de todo o Vale do Itajaí. É um líder que interfere e age no tecido social, sensibilizando todas as camadas sociais para proteger os mais frágeis, os emocionalmente abalados e os despossuídos de esperança. É um padre popular, sem qualquer vínculo político partidário e que baseia sua pregação unicamente na Palavra de Jesus Cristo. Passou algum tempo prestando trabalhos nos bairros Vila Nova, Itoupava Norte, em Blumenau. Hoje, dedica-se aos fiéis da Catedral São Paulo Apóstolo, também em Blumenau”.
O proponente do Pe. João como homenageado foi o Deputado Giancarlo Tomelin (PSDB).
Nosso site perguntou ao Pe. João qual o significado que a mesma “comenda” representa para ele. Ele intitulou sua resposta, por escrito, com a palavra “testemunho”:
“Receber uma medalha condecorativa do Poder Legislativo do Estado de Santa Catarina, para mim, é um momento gratificante porque expressa o carinho e a ternura do nosso povo catarinense e sobretudo do povo daqui, do Vale do Itajaí, onde me faço presente com as celebrações, missas, conferências, a pedido de diversos segmentos da sociedade.”
“Fomos até a Assembléia Legislativa com um ônibus, através do qual, quarenta e cinco pessoas acompanharam-me. Eram leigos e leigas de nossas comunidades, com nosso Bispo Diocesano Dom José Negri e também o Padre Ecônomo da Diocese, Almir Negherbon .”
“A homenagem expressa sobretudo a alegria maior de servir a comunidade. E servir, vale a pena porque é sinal visível do Reino de Deus”.
Todos nós, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas,seminaristas, leigos e leigas, povo de Deus da Diocese de Blumenau, partilhamos com nosso irmão, Pe. João Bachmann, a inclusão da sua pessoa entre os homenageados da nossa Assembléia Legislativa Estadual. De certa forma, como corpo eclesial diocesano, cada um e cada uma de nós, participamos também desse destacado e honroso reconhecimento.
Que ele possa incentivar o irmão Pe. Bachmann e todos nós no serviço dedicado e perseverante a Deus e aos irmãos no lugar em que vivemos, onde somos chamados a cumprir nossa missão de filhos de Deus, redimidos por Cristo, renovados pelo Espírito Santo.
Fotos cedidas por "Foto Rex", de Indaial
(Veja mais imagens da cerimônia em nossa Galeria de Fotos)
Texto: Pe. Raul Kestring