Pastoral da Saúde – Carta aos padres

CAMPANHA DA FRATERNIDADE e PASTORAL DA SAÚDE


Caros colegas Sacerdotes, queridas Irmãs religiosas e prezados irmãos religigiosos

 “Que a Saúde se difunda sobre a terra!”


Neste ano a Campanha da Fraternidade contempla a SAÚDE de nosso povo, uma feliz escolha do tema por parte de nossos Bispos. 
Nós que temos plano de saúde não sabemos de fato a realidade do SUS e a luta do nosso povo para ter atendimento médico.
Eu, como todos sabem, estou há quase seis anos dentro de um hospital como Capelão.  Tenho muitas histórias tristes e alegres para contar, mas me calo diante da ética do meu trabalho.  Mas de modo geral posso disser que vejo o sofrimento das pessoas em conseguir um leito pelo SUS.  Muitas pessoas não conseguem passar do atendimento emergencial e são enviados para casa, tendo que retornar várias vezes ao Pronto Atendimento até conseguir uma internação quando o caso é grave, o que muitas vezes é tarde demais. Vejo pessoas que ganham alta ainda doentes, sem possibilidade de continuarem o tratamento fora do hospital.  Vejo muitas situações cujos culpados não são os médicos e nem a administração hospitalar, mas sim nosso sistema capitalista desumano que trata as pessoas doentes como fonte de lucro.
   
Mas a questão não fica apenas no problemático SUS que não funciona como deveria. Nossa reflexão deve ser mais ampla, deve abranger os motivos das doenças de nosso povo. A alimentação já contaminada que nos é oferecido nos supermercados, por exemplo. A indústria alimentícia que burla as leis e coloca produtos que fazem mal à saúde. Essa indústria de alimentos que não está interessada na saúde do povo, mas no seu lucro.  Igualmente pode-se dizer que a Indústria farmacêutica que ganha bilhões em cima dos remédios, cada vez mais caros, e que em muitos casos não resolvem o problema da pessoa doente.  Podemos citar a medicina atual, que prolonga o sofrimento das pessoas  e não cura a enfermidade.  Os médicos que se vendem para os grande laboratórios para receitarem seus remédios caros em troca de “benefícios” e  “prêmios” da empresa fabricante. Cito também os excessivos exames caros que os médicos pedem nas consultas, muitas vezes desnecessários, por terem “incentivos” com os laboratórios que dá prêmios e bonificações conforme o número de exames pedidos.  Enfim, tudo isso devemos refletir e agir!  (OBS: Sei dessas coisas porque tenho uma irmã médica formada pela UFSM (Santa Maria/RS), não tem nada a ver com o local em que trabalho).

Fico pensando o que fazer para mudar essa realidade? 

Nós como Igreja, devemos não só refletir e rezar nessa Campanha, mas também encontrar meios de ajudar as pessoas nessa luta pela saúde.  Não podemos ficar calados e de braços cruzados diante dessa realidade, devemos ser PROFETAS, devemos denunciar o mal e anunciar soluções.  Sim, nós podemos e devemos fazer isso!

Devido a essa realidade, nós da Pastoral da Saúde achamos um caminho que está ajudando muitas pessoas, que é a prevenção de doenças. Em nossos cursos oferecemos meios simples de mudança de comportamento e de hábitos alimentares que farão muita diferença em relação à saúde. Nós não ensinamos apenas “cházinhos” como muitos pensam, nós ensinamos um novo modo de viver, com hábitos mais saudáveis, com melhores objetivos de vida, para que as pessoas encontrem a saúde deseja por Deus.

Portanto, oferecemos a todas as paróquias de nossa querida Diocese uma boa palestra sobre  “PREVENÇÃO DE DOENÇAS E VIDA SAUDÁVEL” com Dr. Ademar Schönfelder.  Esse médico foi escolhido por estar inserido dentro de nossa filosofia da Pastoral da Saúde e trabalha com prevenção das doenças e já ministrou vários cursos para nós. Trabalha com prevenção de doenças há mais de 20 anos. Pessoa de boa índole, ético e com espírito caritativo.
As paróquias podem entrar em contato direto com o doutor e marcar com ele a palestra.  Ele já está muito bem preparado para isso, inclusive tem seu próprio som e Data show, se necessário for.
 
        Contato:

Dr. Ademar Schönfelder
FONE:  (47) 3037-7575 Blumenau
             (47) 3387-0626 Pomerode

ATENÇÃO: 
Segue também anexo um panfleto que poderá ser reproduzido em gráfica digital, a fim de divulgação do evento com o Dr. Ademar na sua paróquia. 
Caso queira, é só pedir pelo e-mail [email protected] dizendo a data e o local do evento para prévio preenchimento, daí é só mandar para uma gráfica digital e fazer a quantidade desejada.  Enviarei gratuitamente o panfleto online.

Agradeço a todos e vamos fazer a linda Campanha da Fraternidade 2012!

                                      Pe. Ailton Rocha ( 47-8406 4191) 
                                   Vice-coordenador da Pastoral da Saúde


 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.