CAMPANHA DA FRATERNIDADE e PASTORAL DA SAÚDE
Caros colegas Sacerdotes, queridas Irmãs religiosas e prezados irmãos religigiosos
“Que a Saúde se difunda sobre a terra!”
Neste ano a Campanha da Fraternidade contempla a SAÚDE de nosso povo, uma feliz escolha do tema por parte de nossos Bispos.
Nós que temos plano de saúde não sabemos de fato a realidade do SUS e a luta do nosso povo para ter atendimento médico.
Eu, como todos sabem, estou há quase seis anos dentro de um hospital como Capelão. Tenho muitas histórias tristes e alegres para contar, mas me calo diante da ética do meu trabalho. Mas de modo geral posso disser que vejo o sofrimento das pessoas em conseguir um leito pelo SUS. Muitas pessoas não conseguem passar do atendimento emergencial e são enviados para casa, tendo que retornar várias vezes ao Pronto Atendimento até conseguir uma internação quando o caso é grave, o que muitas vezes é tarde demais. Vejo pessoas que ganham alta ainda doentes, sem possibilidade de continuarem o tratamento fora do hospital. Vejo muitas situações cujos culpados não são os médicos e nem a administração hospitalar, mas sim nosso sistema capitalista desumano que trata as pessoas doentes como fonte de lucro.
Mas a questão não fica apenas no problemático SUS que não funciona como deveria. Nossa reflexão deve ser mais ampla, deve abranger os motivos das doenças de nosso povo. A alimentação já contaminada que nos é oferecido nos supermercados, por exemplo. A indústria alimentícia que burla as leis e coloca produtos que fazem mal à saúde. Essa indústria de alimentos que não está interessada na saúde do povo, mas no seu lucro. Igualmente pode-se dizer que a Indústria farmacêutica que ganha bilhões em cima dos remédios, cada vez mais caros, e que em muitos casos não resolvem o problema da pessoa doente. Podemos citar a medicina atual, que prolonga o sofrimento das pessoas e não cura a enfermidade. Os médicos que se vendem para os grande laboratórios para receitarem seus remédios caros em troca de “benefícios” e “prêmios” da empresa fabricante. Cito também os excessivos exames caros que os médicos pedem nas consultas, muitas vezes desnecessários, por terem “incentivos” com os laboratórios que dá prêmios e bonificações conforme o número de exames pedidos. Enfim, tudo isso devemos refletir e agir! (OBS: Sei dessas coisas porque tenho uma irmã médica formada pela UFSM (Santa Maria/RS), não tem nada a ver com o local em que trabalho).
Fico pensando o que fazer para mudar essa realidade?
Nós como Igreja, devemos não só refletir e rezar nessa Campanha, mas também encontrar meios de ajudar as pessoas nessa luta pela saúde. Não podemos ficar calados e de braços cruzados diante dessa realidade, devemos ser PROFETAS, devemos denunciar o mal e anunciar soluções. Sim, nós podemos e devemos fazer isso!
Devido a essa realidade, nós da Pastoral da Saúde achamos um caminho que está ajudando muitas pessoas, que é a prevenção de doenças. Em nossos cursos oferecemos meios simples de mudança de comportamento e de hábitos alimentares que farão muita diferença em relação à saúde. Nós não ensinamos apenas “cházinhos” como muitos pensam, nós ensinamos um novo modo de viver, com hábitos mais saudáveis, com melhores objetivos de vida, para que as pessoas encontrem a saúde deseja por Deus.
Portanto, oferecemos a todas as paróquias de nossa querida Diocese uma boa palestra sobre “PREVENÇÃO DE DOENÇAS E VIDA SAUDÁVEL” com Dr. Ademar Schönfelder. Esse médico foi escolhido por estar inserido dentro de nossa filosofia da Pastoral da Saúde e trabalha com prevenção das doenças e já ministrou vários cursos para nós. Trabalha com prevenção de doenças há mais de 20 anos. Pessoa de boa índole, ético e com espírito caritativo.
As paróquias podem entrar em contato direto com o doutor e marcar com ele a palestra. Ele já está muito bem preparado para isso, inclusive tem seu próprio som e Data show, se necessário for.
Contato:
Dr. Ademar Schönfelder
FONE: (47) 3037-7575 Blumenau
(47) 3387-0626 Pomerode
ATENÇÃO:
Segue também anexo um panfleto que poderá ser reproduzido em gráfica digital, a fim de divulgação do evento com o Dr. Ademar na sua paróquia.
Caso queira, é só pedir pelo e-mail [email protected] dizendo a data e o local do evento para prévio preenchimento, daí é só mandar para uma gráfica digital e fazer a quantidade desejada. Enviarei gratuitamente o panfleto online.
Agradeço a todos e vamos fazer a linda Campanha da Fraternidade 2012!
Pe. Ailton Rocha ( 47-8406 4191)
Vice-coordenador da Pastoral da Saúde