No momento em que a Pastoral da Criança da Diocese de Blumenau, por motivo de suas regras, se prepara para a eleição da nova coordenadora diocesana, as líderanças vivenciam sentimento de perda. Há quase nove anos, estão sob a orientação, animação e exemplo da primeira coordenadora, Maristela Cizeski. Não há receio de que faltem lideranças capazes de assumir o seu lugar. A gratidão, porém, confunde-se, já, com a saudade de alguém que soube cativar e entusiasmar pela urgente e nobre causa. Ao mesmo tempo, por seu jeito de ser, Maristela transmite a certeza de que continuará responsável por todos os que cativou.
Misturou-se esse motivo à celebração dos cinco anos de caminhada da Pastoral da Criança na comunidade eclesial Santo Antonio, em Boa Vista, município de Ilhota, no sábado, 31 de outubro, às 19h30. Nessa ocasião, não só as e os perseverantes líderes dessa comunidade reuniram-se. Trazendo a alegria do ideal que abraçaram, vieram também lideranças das Comunidades vizinhas: São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Terezinha, somando, ao todo, quatorze agentes capacitados, que atendem 150 crianças, gestantes, famílias (em torno de 100), levando-lhes a vida plena, desejada a todos por Jesus.
Mesmo tratando-se de uma missa especial, presidida pelo Pe. Raul Kestring, encheu-se a bela igreja, pois acorreram igualmente as famílias-membro da cinqüentenária comunidade cristã/católica daquele lugar.
Depois da inesquecível celebração eucarística, todos partilharam os comes e bebes, trazidos generosa e voluntariamente.
Sabe-se que não faltaram dificuldades durante os cinco anos de empenho e luta para aquelas mulheres e aqueles homens, pioneiros na semeadura da Pastoral daquelas redondezas. Entre essas provações, destaca-se a catástrofe de novembro de 2008, que atingiu fortemente muitas famílias daquele município, inclusive famílias da Pastoral. No entanto, em seus largos sorrisos, visualizava-se a imensa alegria de quem já contempla frutos maduros, mercê do laborioso cultivo.
Parabéns, dedicada coordenadora diocesana Maristela!
Parabéns, líderes, apoios, amigos da Pastoral da Criança da Paróquia São Pio X (Ilhota) e da nossa Diocese de Blumenau!
Com justiça, alegra-se o coração, recordando o caminho vitoriosamente percorrido. No entanto, como ao Profeta Elias, caminhante do seu deserto missionário, resta ainda muita caminhada. Pois “a messe é grande, e os operários são poucos! Pedi, pois, ao dono da messe que envie operários à sua messe”(Lc 10,2)!
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring
Blumenau, 02 de novembro de 2009