Pastoral Carcerária divulga nota repudiando violência em presídios de Santa Catarina

Após a veiculação pela mídia de um vídeo, onde mostra alguns presos do Complexo Penitenciário São Pedro de Alcântara e do Presídio de Tijucas, em Florianópolis (SC), sendo espancados, a Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina) emitiu nota de repúdio e indignação pelos fatos mostrados.
Assinada pelo coordenador da Pastoral Carcerária do Regional, padre Célio Ribeiro, a nota descreve o caso como cenas “absurdas de tortura”.
O vídeo indignou também autoridades policiais e o Poder Judiciário do estado. Segundo o jornal Diário Catarinense, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Santa Catarina, considerou "doentias" as ações dos policiais.
A reportagem mostrada pela TV RBS local evidencia situações em que os detentos são submetidos a espancamentos por parte dos policiais. Também teriam ocorrido agressões em série no presídio de Tijucas. Um laudo médico encaminhado à Justiça mostrou agressões corporais em 143 dos 350 presos examinados.
Leia a íntegra da nota da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=1442&cod_002=5
Site CNBB, 03/11/2009
 
 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.