O Recanto Champagnat, na Ilha de Florianópolis acolhe em torno de sessenta catarinenses participantes do 1º. Seminário da Pastoral da Comunicação, procedentes de 07 Dioceses do Estado, sob o tema: “Novas Mídias, Novas Tecnologias”.
Iniciou-se o evento na 6ª. Feira, 11 de junho, pelas 20h, logo após a acolhida e o jantar. O encerramento dar-se-á no Domingo, com o almoço.
Significativo momento de espiritualidade abriu o Seminário, seguindo-se mesa redonda sobre “Deus na mídia”.
Compunham a mesa de expositores Dom Murilo S. R. Krieger SCJ, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis e atual presidente do Regional Sul IV da CNBB; Pe. Joãozinho SCJ, Assessor do Seminário; Pe. Francisco de Assis Wloch, Secretário Executivo do Regional Sul IV; Carlos Martins, jornalista e membro da PASCOM da Arquidiocese; e Terezinha Campos, coordenadora Regional da PASCOM em Santa Catarina.
Da lúcida e abrangente exposição inicial do Pe. Joãozinho ficaram muito nítidos os desafios da evangelização de hoje, principalmente em relação aos sacerdotes e agentes de Pastoral, diante da verdadeira “cultura digital”, na qual estamos inseridos. Por exemplo, nossos catequizandos de Primeira Eucaristia e Crisma já nascem dentro deste novo ambiente de expressão e comunicação. Daí o desconforto e a agitação que manifestam quando a maior parte dos catequistas ainda seguem métodos arcaicos de Catequese.
Com o seu twitter projetado na tela, diante de toda a assembléia, enquanto o expositor falava, lia-se, ali, as inúmeras mensagens provindas de todos os lugares, inclusive sobre o assunto em questão.
A Diocese de Blumenau está representada neste Seminário por membros da PASCOM Diocesana: Marcos Antonio, da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (Água Verde); Giovanni, Membro da Comunidade Arca da Aliança e Diretor da Rádio Blumenau; e do Pe. Raul Kestring, coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação.
A expectativa é de que este 1º. Seminário Regional da Comunicação marque nossa caminhada estadual, nesse sentido, e constitua-se num importante passo rumo a uma articulação efetiva e abrangente dessa Pastoral em nossas Dioceses e Paróquias.
Texto: Pe. Raul Kestring