Pàscoa e paz – Artigo publicado pelo Jornal de Santa Catarina de 15 de abril

Páscoa e paz, por RAUL KESTRING*

Páscoa alude à passagem de Deus, a partir de seu sentido etimológico. Segundo o livro bíblico do Êxodo, o Criador e Pai viu a miséria do seu povo escolhido, no Egito, e desceu para libertá-lo. Ele acompanhou seus filhos e filhas sempre. Chegara, porém, o momento de caminhar com eles, ensinando-lhes seus preceitos e suas leis, como também, manifestando-lhes seu poder, seu amor, sua glória. Fez-lhes chegar à terra prometida. Ali se estabeleceram e fizeram sua sagrada história porque o Senhor, pela Lei e pela Arca da Aliança, partilhava com eles suas alegrias e dores, seus fracassos e vitórias.

O apóstolo Paulo diz que, quando chegou a “plenitude dos tempos”, Deus deu o passo decisivo ao encontro da humanidade e do mundo: encarnou-se, através de uma mulher. Viveu em tudo a condição humana, menos o pecado. Chamou 12 seguidores, aos quais chamou apóstolos. A eles revelou-se de forma mais profunda, mais pessoal, íntima, numa convivência cotidiana de três anos. Despertou neles a fé na sua divindade. Ao mesmo tempo, profetizou-lhes a sua morte na cruz e sua ressurreição.

Não mais em figuras e intermediários, mas em pessoa, o ser superior, agora, veio morar entre os seres humanos. Veio ser o Deus conosco. Ainda conforme o ensinamento paulino, ressuscitando de fato, selou sua mensagem de fé, amor e esperança. Se ele não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vã, acentua o apóstolo.

Nesta Páscoa, a atitude mais condizente com nossa crença é renovar essa certeza de que o onipotente está e caminha conosco, comigo, com você, com nossas famílias, comunidades, com o mundo. Assim, temos a sua paz e levamos esta paz por onde andarmos. Lendo os evangelhos, percebemos que, ressuscitado, diversas vezes, o senhor deseja, dá paz às pessoas.

Em Pentecostes, doa-nos seu espírito de paz. Essa paz abrange mais do que tranquilidade: é vida nova, esperança, crescimento, desenvolvimento, sustentabilidade. É harmonia universal, cósmica. Também é luta por nossos sonhos e ideais. Tudo de bom! Feliz Páscoa!

*Padre

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.