A nossa Diocese de Blumenau está em festa, pois a Igreja se enriquece com mais uma “paróquia”, isto é, uma comunidade de fiéis constituída de maneira estável e confiada aos cuidados pastorais de um pároco. A Igreja, que nasce da pregação da Palavra, sente a exigência de fazer chegar a todos seu anúncio e por isso criam-se dioceses, paróquias, comunidades, que favoreçam a construção do Reino.
Hoje, a Diocese de Blumenau abre as portas para acolher a 40ª paróquia. Como atividade comemorativa do Dia Nacional de Nossa Senhora Aparecida, especialmente, na ocasião da visita da respectiva imagem-réplica a Blumenau, amanhã, às 19h00min, realizam-se os atos de instalação da nova paróquia, dedicada à rainha e Padroeira do Brasil. Contempla-se, assim, a região do Bairro dos Estados, da cidade de Timbó. Com um sacerdote junto àquelas famílias e comunidades, toda a vida eclesial ganhará, sem dúvida, novo vigor.
Assim, não só a Diocese de Blumenau se alegra. O município e a região de Timbó vivem intenso momento de júbilo e ação de graças. E mais: todo o corpo social se enriquece com mais um organismo gerador de cidadania, empenho pela dignidade e qualidade de vida de milhares de indivíduos.
Não há como, num momento celebrativo como este, olvidar aqueles e aquelas que tiveram a coragem de, entre desafios e incertezas, iniciar esta caminhada. Vai-se distanciando, por exemplo, o dia 5 de fevereiro de 1984, quando, na Escola Hugo Roepke, foi criada a Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Pertencia, então, à Paróquia Santa Teresinha e, naquele dia, o senhor Ivens Manfrini assumiu o encargo de primeiro coordenador.
Resta-nos rogar à Mãe e Padroeira do Brasil que a nova paróquia e as duas comunidades a ela agregadas, Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Araponguinhas, e Imaculada Conceição, no Bairro Padre Martinho, recebam do Pai Eterno todas as bênçãos e graças, necessárias ao cumprimento da sua elevada missão. Parabéns, Diocese de Blumenau! Parabéns, Timbó!
DOM JOSÉ NEGRI|Bispo da Diocese de Blumenau