«Para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou» – Comentário do dia  São Romano o Melodista (?-c. 560), compositor de hinos Hinos para a Epifania, I, 1-2; II, 3

Segunda-feira depois da Epifania do Natal
4 de Janeiro de 2021
Cor: Branco

 

Evangelho – Mt 4,12-17.23-25
O Reino dos Céus está próximo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 4,12-17.23-25
Naquele tempo:
12 Ao saber que João tinha sido preso,
Jesus voltou para a Galiléia.
13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum,
que fica às margens do mar da Galiléia,
14 no território de Zabulon e Neftali,
para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
15 ‘Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar,
região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos!
16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz;
e para os que viviam na região escura da morte
brilhou uma luz.’
17 Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo:
‘Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.’
23 Jesus andava por toda a Galiléia,
ensinando em suas sinagogas,
pregando o Evangelho do Reino
e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
24 E sua fama espalhou-se por toda a Síria.
Levavam-lhe todos os doentes,
que sofriam diversas enfermidades e tormentos:
endemoninhados, epiléticos e paralíticos.
E Jesus os curava.
25 Numerosas multidões o seguiam,
vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia,
e da região além do Jordão.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Romano
o Melodista (?-c. 560), compositor de hinos
Hinos para a Epifania, I, 1-2; II, 3

«Para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou»

Hoje, Senhor, Tu manifestaste-Te ao Universo e a tua luz apareceu-nos. Face a essa revelação, nós Te cantamos: Tu vieste manifestar-Te, ó luz inacessível! (cf 1Tm 6,16). […] Na Galileia dos gentios, no país de Zabulão, na terra de Neftali, como diz o profeta, resplandeceu Cristo, a grande luz (cf Is 8,23-9,1); para aqueles que habitavam nas trevas, uma grande claridade brilhou em Belém. O Senhor, nascido de Maria, o Sol de Justiça, faz irradiar os seus raios para todo o Universo (cf Ml 3,20). Revistamo-nos dele, nós, os filhos de Adão que estamos nus, para nos aquecermos; pois foi para vestir os que estão nus e iluminar os que estão nas trevas que Tu Te manifestaste, ó luz inacessível.

Deus não desprezou aquele que, por malícia, foi despojado das suas vestes no Paraíso e perdeu a veste tecida pelas mãos de Deus; mas volta-Se de novo para ele e a sua santa voz chama quem Lhe desobedeceu: «Adão, onde estás? (Gn 3,9) Não te escondas de Mim. Estando embora nu e sendo pobre, eu quero ver-te. Não tenhas medo, fiz-Me semelhante a ti. Tu querias tornar-te deus (cf Gn 3,5) e não pudeste. Agora fui Eu que Me fiz carne porque quis. Apresenta-te pois, reconhece-Me e diz: Tu vieste manifestar-Te, ó luz inacessível». […] Canta, Adão, canta, adora Aquele que a ti vem. Tu afastaste-te, mas Ele manifestou-Se a ti, para que O visses, Lhe tocasses, O acolhesses.

Aquele a quem temias quando foste enganado pelo demônio fez-Se semelhante a ti. Por ti, desceu à Terra para te elevar aos Céus; tornou-Se mortal para que tu te tornasses Deus e recuperasses a tua beleza inicial. Querendo abrir-te as portas do Paraíso, viveu em Nazaré. Por tudo isso, canta, ó homem, canta e louva Aquele que Se manifestou e iluminou todo o Universo.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro, rezemos na seguinte intenção:
Intenção pela evangelização – A fraternidade humana
Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões, rezando uns pelos outros, abertos a todos.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.