Papa visitará República Checa e quer dar visibilidade a Cristo

 O prior do Carmelo de Praga fala sobre a coroação do Menino Jesus de Praga

A visita do Papa à república Tcheca, de 26 a 28 de setembro, voltará a dar a Cristo "visibilidade e presença" em um país em que somente 25% da população se declara crente. No gesto do Santo Padre, que, imediatamente depois de chegar à capital tcheca, tem previsto coroar canonicamente o venerado Menino Jesus de Praga, é muito evidente esta intenção, que terá uma grande transcendência.

Assim o afirma o Pe. Petr Sleich, prior do Carmelo de Praga, em declarações difundidas pela associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre. Para ele, a visita do Papa "tem por fim devolver a Cristo visibilidade e presença na consciência das pessoas", apesar de que, "segundo as estatísticas, apenas 25% da população da República Tcheca se declare crente". Apesar dos números e do baixo índice de vocações, o prior do Carmelo de Praga se mostra otimista: "Isso pode mudar rapidamente, como já pudemos comprovar com nossos próprios olhos quando, há 20 anos, caiu a Cortina de Ferro".

Ele afirma não estar certo de que "o número dos não-crentes na República Tcheca seja realmente tão alto como dizem. (…) Alguns se sentem inseguros quando se abordam questões relacionadas a Deus, mas eu não garantiria que carecem de fé. Além disso, muitos tchecos que se declaram não-crentes amam o Menino Jesus de Praga, e estou certo de que muitos acabarão sendo amigos d’Ele". Ele mesmo, vocação tardia, foi batizado aos 20 anos, quando estudava Matemática. Hoje, quase toda a sua família é católica.

Menino Rei
O Menino Jesus de Praga, venerado por crentes do mundo inteiro desde o século XVI, encontra-se na igreja de Santa Maria da Vitória, do bairro da Malá Strana, desde 1628. Atualmente, recebe quase 1 milhão de peregrinos do mundo inteiro e sua devoção estendeu-se em todos os continentes, especialmente na Índia, onde existem vários santuários.

Para o Pe. Sleich, a imagem do Menino Jesus é uma imagem que "toca o coração das pessoas, inclusive não-crentes". "O coração humano é sensível frente à imagem do Menino Jesus, e o Natal também é uma festa querida e apreciada por pessoas não muito crentes na República Tcheca, apesar de ser considerada a nação mais marcada pelo ateísmo na Europa."

"Quando, em nosso santuário, as pessoas têm Deus representado como criança diante de si, não sentem medo; pelo contrário, porque, como tal, Ele pede nosso amor, nosso coração, nossas mãos e nossa ajuda", sublinha o prior.

A tradição afirma que Santa Teresa de Ávila o deu de presente a uma nobre espanhola que, por sua vez, entregou-o à sua filha como presente de casamento quando esta se casou em Praga. Depois, na Guerra dos Trinta Anos, foi profanado por soldados protestantes da Saxônia, que quebraram suas mãos e o jogaram sobre um monte de escombros atrás do altar. Segundo uma lenda, a imagem foi encontrada pelo carmelita de Luxemburgo Cirilo a Matre Dei, a quem, em uma visão, o Menino Jesus suplicou que devolvesse suas mãos, prometendo-lhe: "Quando mais me honrardes, mais vos abençoarei!".

Guardaram a grande devoção ao Menino Jesus de Praga, entre outros, Santa Teresa de Lisieux e Santa Teresa Benedita da Cruz. O poeta francês Paul Claudel lhe dedicou um poema. Recentemente, o arcebispo de Praga, cardeal Miroslav Vlk, declarou a igreja que alberga o Menino Jesus de Praga como segundo santuário do país.
 

"Pequeno Príncipe"
O prior do Carmelo de Praga revela que a conhecida novela O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, está inspirada no Santo Menino. "O que poucos sabem é que Antoine de Saint-Exupéry estava muito familiarizado com a veneração do Menino Jesus de Praga. Seu livro é lido nos colégios por não ser uma obra religiosa, mas a verdade é que o é em altíssimo grau, pois se inspira diretamente no Menino Jesus de Praga. Um menino que vem do céu, que oferece sua amizade, morre e volta às alturas…"

"As crianças que visitam o Menino Jesus de Praga entendem que o Menino Jesus não é uma estranha peculiaridade católica e compreendem sua mensagem", acrescenta o sacerdote.

"São precisamente os símbolos que não precisam de uma longa reflexão os mais eficazes."
 

ZENIT, 15 de setembro de 2009
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.