O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (03), o catarinense Dom Odelir José Magri como Bispo da Diocese de Chapecó, transferindo-o da Diocese de Sobral, no Ceará, onde era o 6º Bispo a ocupar a função. A nomeação foi confirmada pelo Vaticano.
Dom Odelir nasceu em 18 de abril de 1963, na cidade de Campo Erê, Santa Catarina. Ele é bisneto de imigrantes italianos, da família Magri, que chegaram ao Brasil na época da Proclamação da República, e se dedicaram à agricultura, na região Oeste de Santa Catarina.
Após os estudos preparatórios, em 26 de junho de 1988, emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Combonianos. Completou os estudos de filosofia e teologia em Paris, obtendo licenciatura em filosofia. Em 18 de outubro de 1992, recebeu a ordenação.
Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções.
Desde 2003 é assistente-geral da Congregação em Roma e, desde 2009, vigário-geral dos Combonianos.
No dia 11 de outubro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, o padre Odelir José Magri, MCCJ, como novo Bispo para a Diocese de Sobral.
A solenidade de sagração, ordenação episcopal e posse ocorreu em 12 de dezembro de 2010, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Igreja Catedral da Sé, de Sobral.
Desde então em Sobral, Dom Odelir procurou conhecer a realidade paroquial e pastoral de todas as comunidades, realizou encontros frequentes com o clero diocesano para a elaboração de Documentos Diocesanos na área administrativa e sacramental.
Participou de festas de padroeiros pelas paróquias, tem crismado pelo interior da Diocese, marcado presença em encontros, reuniões, debates, quer na cidade de Sobral, quer em cidades do interior. Presta toda assistência possível à formação dos seminaristas. Ordenou vários sacerdotes para Diocese de Sobral, visitou casas das Irmãs Religiosas, abrigos, nomeou vigários episcopais e realizou inúmeras transferências de padres.
Para o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, esta nomeação é uma alegria muito grande. “É um bispo que esperávamos à tempo. Queremos dar as boas-vindas ao Dom Odelir, será bem recebido entre nós”, afirmou Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.
Diocese de Chapecó
Dom Odelir José Magri vai assumir uma diocese com 40 paróquias distribuídas em 80 municípios da região de Chapecó. O último bispo foi Dom Manoel João Francisco que deixou Chapecó em maio para assumir a Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná.
Atualmente a Igreja local tem Dom Frei José Gilson, OFMCap, bispo diocesano de Erexim, como administrador apostólico de Chapecó.
A Diocese de Chapecó faz parte do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que abrange ainda as dioceses de Blumenau, Caçador, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, Tubarão e Arquidiocese de Florianópolis.
Entrevistas e outras informações
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis
Carol Denardi e Lui Holleben
Email: [email protected]
Telefone: (48) 3224-4799 / 9665-0590