Bento XVI convidou hoje os católicos a celebrar a solenidade do Corpo de Deus, esta quinta-feira, dia no qual o próprio Papa vai presidir uma procissão pelas ruas de Roma.
“Que esta solenidade inflame em nós o respeito e o amor pela Eucaristia, fonte inexaurível de graça”, disse, falando em polaco, durante a audiência geral, na Praça de São Pedro.
O Papa aludiu às celebrações da missa e às procissões que acontecem neste dia, esperando que os fiéis se unam “a este ato de profunda fé para com a Eucaristia, que constitui o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade”.
A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264.
Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que "onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".
Rádio Vaticano, 22/6/2011