Papa canoniza os Pastorinhos de Fátima

Cerimônia glorificará Francisco e Jacinta durante o centenário de Fátima

A cidade de Fátima, em Portugal, comemora o centenário de aparição de Nossa Senhora para três crianças, Lúcia dos Santos e os irmãos Francisco e Jacinta Marto, com um grande evento marcado para os dias 12 e 13 de maio. A presença mais esperada é a do Papa Francisco que presidirá a primeira Peregrinação Internacional do Aniversário do Centenário das Aparições.

O Santo Padre canonizará os Beatos Francisco e Jacinta Marto, no dia 13 de maio, confirmando o milagre da Santa na cura de uma criança brasileira. Detalhes sobre o milagre não foram divulgados, mas tem um significado especial por serem duas crianças a realizarem um milagre em outra.

Jacinta e Francisco foram as primeiras crianças beatificadas não-mártires. Dom António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima comemorou o momento afirmando que o centenário não estaria completo sem a canonização.

Francisco e Jacinta

No dia 20 de fevereiro celebra-se a Festa Litúrgica dos bem aventurados Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. Em 1917, os dois irmãos e uma prima, a pequena Lúcia dos Santos, assistiram a seis aparições de Nossa Senhora de Fátima, entre maio e outubro. A Virgem fez a eles revelações que mais tarde ficaram conhecidas como o “Segredo de Fátima”. Nossa Senhora apareceu para eles, primeiramente, na Cova da Iria, em Portugal, por volta do meio dia. Depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos pendia um terço branco.

Lúcia, na segunda aparição, havia pedido à Virgem de Fátima que os levasse para o Céu… “Sim, à Jacinta e ao Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo para Me fazer conhecer e amar. (…)”, foi a resposta de Nossa Senhora.

Jacinta e Francisco esperaram, assim, o cumprimento da promessa de que a Virgem Maria os levaria em breve para o Céu. Pouco mais de um ano, após as aparições na Cova da Iria, Francisco e Jacinta adoeceram gravemente, atacados de bronco-pneumonia. Continuavam com os sacrifícios e penitências, fervorosamente. E percebiam que aquela doença devia conduzi-los ao Céu.

Cerimônia glorificará Francisco e Jacinta durante o centenário de Fátima

(Fonte: A12)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.