No próximo fim de semana, 4 e 5 de Junho, Bento XVI desloca-se à Croácia, em visita pastoral. Este o tema do Editorial, neste sábado, do nosso diretor Padre Frederico Lombardi…
“É um regresso, porque ele próprio ali esteve por diversas vezes, como cardeal. E é um regresso porque o Papa ali se deslocou nada menos de três vezes, nos últimos vinte anos.
Num certo sentido, portanto, o Papa é “de casa”, na Croácia. País com profundas raízes cristãs e católicas, mantidas fielmente nos tempos difíceis que não faltaram especialmente no século passado, fidelidade retribuída pela sincera proximidade e solidariedade da Santa Sé.
A Croácia vive agora o desafio da secularização: a família e a juventude são campos cruciais para a enfrentar. É por isso que momentos centrais da viagem são precisamente a participação do Papa no primeiro encontro das famílias católicas croatas e no encontro dos jovens que ali se celebra de dois em dois anos.
“Juntamente com Cristo” é o lema da visita. Num mundo em que se multiplicam as formas de comunicação, invadindo a vida, na verdade parecem tornar-se mais difíceis o encontro e a comunhão entre as pessoas. A Igreja apoia-se em Cristo para apoiar a união e a missão da família e alimentar a esperança dos jovens no futuro.
A Igreja serve assim a comunidade humana, a comunidade nacional, que agora, superada a agitada fase da dissolução da ex-Jugoslávia, se prepara para se inserir mais profundamente na comunidade dos povos europeus, entrando na União europeia.
Os votos e o encorajamento do Papa é que tal possa ocorrer levando a riqueza da cultura e dos valores da grande tradição do povo croata. Grandes figuras continuam a inspirar o seu caminho, como o cientista jesuíta Reggero Boscovich, o jovem beato Ivan Merz, mas sobretudo o grande pastor e mártir beato cardeal Stepinac. Juntos em Cristo, com o Papa, há que encarar o futuro com confiança e coragem.